Grupo ocupa sede da Funarte contra fim do MinC

ocupação da sede do mincUm grupo de ativistas e produtores culturais contrários à extinção do Ministério da Cultura (MinC) pelo presidente interino Michel Temer ocupou nesta segunda-feira, 16, o prédio do Palácio Capanema, no Rio de Janeiro. O Palácio Capanema já funcionou como sede do Ministério de Educação e Cultura (MEC) na capital carioca e atualmente abriga a Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Ocupação do Palácio Capanema exige a saída de Michel Temer e reivindica os direitos adquiridos da cultura. “Resistir e ocupar, resistir e ocupar”, e “Fora Temer, o MinC é nosso” foram entoados pelos manifestantes.

Na reforma ministerial de Temer, o MinC inicalmente virou uma pasta da Educação e perdeu o status de ministério. Depois de pressões de vários artistas e da sociedade, o presidente interino manteve a perda de ministério, mas admitiu mas ter a estrutura do MinC criando uma Secretaria Nacional de Cultura. Para o cargo, chegou a convidar a jornalista Marília Gabriela, que disse não à iniciativa (leia aqui).

Até às 12h30 a ocupação era pacífica e os manifestantes afirmavam que iriam resistir até que o político voltasse atrás de sua decisão.

Brasil 247

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo