Frei Anastácio representa Assembleia em seminário nacional da Unale

TRATADA deputado estadual Frei Anastácio representou a Assembleia Legislativa da Paraíba, como presidente da Comissão de Direitos Humanos do Poder Legislativo, no Seminário sobre Juventude: Formação e Políticas Públicas, promovido pela Secretaria de Juventude da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Teresina/PI. Deputados de todo o país participaram do seminário realizado na Assembleia Legislativa do Piauí.

Durante o seminário, Frei Anastácio disse que é preciso estabelecer estratégia de uma maior aproximação dos poderes públicos aos jovens. Segundo ele, a classe política, com raras exceções, não é exemplo para a juventude que está vendo o Brasil mergulhado em corrupção, a partir de grande parte dos políticos.

Dessa forma, segundo o deputado, é preciso sair da retórica e partir para projetos práticos que venham contribuir com a melhoria de vida da juventude, envolvendo os jovens em atividades que os afastem da marginalidade. Ele citou o exemplo dos jovens de muitos assentamentos da reforma agrária na Paraíba, que já foram alcançados pelas drogas, devido a ausência de ações mais efetivas na segurança pública e de programas que ocupem esses jovens com atividades que estejam no universo deles.

Outro exemplo citado pelo deputado são os adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas nas entidades estaduais espalhadas pelo país. De acordo com ele, essa população fica “amontoada” em celas e não dispõe de programas efetivos que façam com que eles cresçam psicologicamente e consiga de fato a chamada ressocialização. Dessa forma, segundo o deputado, é preciso que a partir da Unale se elabore projetos e programas que venham ao encontro dessa necessidade.

“Espero que a partir desses seminários, consigamos elaborar projetos e ações que venham fomentar os poderes públicos do Brasil, a começar pelo Legislativo, para melhorar as condições de vida da juventude. E é isso que a Unale está tentando fazer, com apoio de todos nós deputados”, explicou o deputado.

A Secretaria de Juventude da Unale é a responsável por elaborar e apresentar aos demais órgãos da entidade, propostas sobre os assuntos de interesses da juventude brasileira, bem como propor a realização de eventos a ele relacionados, que serão objeto de deliberação da Diretoria Executiva, observando-se a disponibilidade financeira.

Rediscutindo o Brasil

Próximo evento da Unale será a 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, com o tema “Rediscutindo o Brasil”. O evento acontecerá de 1 e 3 de junho, no campus da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju/SE, e tem como meta estabelecer um espaço de oportunidades para a realização de palestras e provocar o debate sobre temas incorporados às agendas regionais e nacionais.

A 20ª CNLE tem o objetivo de envolver os parlamentos estaduais na discussão de temas de interesse nacional. Este intercâmbio de experiências proporciona aos participantes ampliar a sua área de conhecimento e melhorar as políticas públicas regionais com inovações e soluções adotadas fora de seus estados.São aguardados mais de 1.500 participantes, entre deputados, assessores legislativos, entidades nacionais e internacionais, com representantes de diversos países.

Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo