LITERATURA

PF usa cordel para orientar proteção de crianças on-line

A Polícia Federal aproveitou a manhã deste domingo (29) para unir esporte e conscientização em Patos, no sertão paraibano. Durante a realização da Corrida Guardiões da Infância, promovida pela Delegacia local, foi apresentado ao público o segundo volume do folheto “Guardiões da Infância em Cordel”, iniciativa voltada à proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.

A publicação foi desenvolvida pelo perito criminal federal Alysson Medeiros, em colaboração com a Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos. Utilizando a linguagem tradicional do cordel,  marcada por rimas, métrica e forte influência da cultura nordestina , o material transforma conteúdos técnicos de segurança na internet em uma abordagem simples, educativa e de fácil compreensão. A identidade visual conta com xilogravuras assinadas pela artista Edna.

A proposta da iniciativa é ampliar o acesso à informação e alertar sobre riscos presentes no ambiente virtual, especialmente aqueles que envolvem a exploração e o abuso de menores. A estratégia busca dialogar com famílias, educadores e com o próprio público jovem de maneira direta e culturalmente próxima.

Os participantes da corrida receberam, junto ao kit do evento, exemplares do cordel, que traz orientações práticas sobre o uso seguro da internet e os cuidados necessários para proteger crianças e adolescentes diante das ameaças digitais.

Por Sérgio Ricardo/DiárioPB

Comunicação Social da Polícia Federal na Paraíba
Contatos: (83) 3565-8690 / (83) 3565-8606
E-mail: cs.srpb@pf.gov.br

Curta e inscreva-se no canal do DiárioPB no YouTube. Seu apoio fortalece o jornalismo independente! Clique aqui para acessar o canal

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo