O artista plástico Del Pilar será um dos membros da futura Academia Pilarense de Letras e Artes, arquitetada pelo poeta Evanio Teixeira. Fui convidado para compor esta agremiação cultural na terra de José Lins do Rego, o que muito me comove.
O cara pagou boleto de 51 mil de Efraim Filho e depois não quis receber, segundo o próprio Efraim.
Erik Janson Marinho, que pagou um boleto de R$ 51 mil do senador paraibano, está enrolado no caso do careca do INSS. Ele anda com uma vistosa tornozeleira eletrônica, igual a de Bolsonaro, de quem Efraim também é amigo.
A família Maia, sediada em Catolé do Rocha, é uma das oligarquias mais influentes na política do sertão da Paraíba desde o início do século XX.
Conhecida pelo poder local, a família consolidou sua trajetória através de coronelismo, alianças estratégicas e, historicamente, relações ambíguas com o cangaço para autoproteção.
Agora, o deputado Gervásio Maia entra para o Partido Comunista do Brasil.
Assim como outros partidos de esquerda, o PCdoB se alia ou negocia com representantes do agronegócio e políticos tradicionais em determinadas situações. Pureza ideológica é tipo cabaço de Madame Preciosa: perdida há muito tempo.
Kim Jong-um é reeleito líder supremo da Coreia do Norte. Ele se declara número um e sem concorrente. Assim, até eu me perpetuo no poder, como Assis Firmino, eterno Presidente da Associação Zé da Luz em Mari.
Conforme o Estatuto do Idoso, não posso ser xingado de “velho”. No máximo, velhinho.
Eu não acredito que a morte hipotética do Biroliro aumentaria o apelo político do Flávio Bostolão pra presidência. Muito pelo contrário. A pregação do filho do Biroliro é “se eu ganhar eu vou anistiar meu pai”. Se ele não tiver mais pai pra anistiar, vai fazer o que?
Em outros tempos, jornalistas esportivos como Bruno Formiga estariam em campanha descarada para fazer pressão no Ancelotti para convocar o Neymar.
Neymar seria um “gênio incompreendido”.
“Governador Castro, do Rio, dá bilhão ao Banco Master, produz chacina, contrata fantasmas e depois renuncia”. (Leonardo Sakamoto)
Advogados exigirão prisão domiciliar para milhares de presos nas mesmas condições de Bolsonaro. Se o argumento é humanitário, então que seja humano para todos. Assim será? Duvido muitíssimo.
Azar teve o homem que praticou crime para ser preso e ficar longe da esposa, mas foi condenado a prisão domiciliar.
Horóscopo do dia para o signo de Áries por Madame Preciosa. Hoje você acorda com energia suficiente para conquistar o mundo, ou pelo menos para discutir com alguém na fila do pão. Sua paciência está mais curta que Wi-Fi de vizinho, mas sua coragem está em alta: se aparecer um desafio, você pula de cabeça sem nem perguntar se tem água na piscina.
Conselho do dia: respire fundo antes de agir. Ou, pelo menos conte até 3 (porque até 10 já é pedir demais para Áries).
Papo com minha amiga Marinalva Dionísio pelo telefone em dezembro de 2013:
— E aí, como é que está o Ponto de Cultura da Sociedade Zé da Luz? Já estou sabendo que o professor Mauricio não vem mais.
— Tudo indica que vai fechar agora em janeiro. O aluguel vai passar pra 500 paus, não temos condições de pagar.
— Que pena! Eu cansei de me esforçar para ficar aberto. Ajudei no que pude.
— Pois é.
— Agora fiquei triste. Tanto esforço pra nada.
— É assim a merda da vida. Mas, valeu a pena o pouco que fizemos, não acha?
— Não tem como achar um lugar mais barato?
— O problema é achar gente que bote fé no projeto. Estamos cada dia mais sós.
— Itabaiana não tem jeito não. Nada de bom prospera.
— Não culpe a cidadezinha. Talvez tenhamos sido incompetentes pra tocar um projeto maior do que nossa capacidade de gerenciamento e aglutinação.
— Aglutina o que?
— De juntar gente em torno de interesses comuns, entende?
— Mas, tinha tanta gente antes! Talvez o que faltou foi alguém pra tomar conta.
— Minha comadre Marinalva, aquilo era uma oficina de ideias, de disseminação de cultura e bom gosto pela leitura. Pelo menos era esse o propósito. Não está na pauta dos gestores públicos.
— Vamos tentar reverter essa desgraça! Temos que mostrar que precisamos de ajuda pra não fechar, e alguém comprometido pra cuidar, porque nós estamos muito atarefados com nosso ganha pão, pois o Ponto é só por amor à arte.
— Pois é, continuar confiando na própria vontade. Fazer mágica de novo no ano que vem, é tirar PHd de Mandrake.
— O que é isso?
— Mandrake era um mágico de revista em quadrinhos de minha época. E PHd é pós-graduação em alguma ciência complicada, como filosofia.
— O Ponto é sem fins lucrativos. Tem gente que não entende, pensa que ganhamos rios de dinheiro cuidando da Sociedade Zé da Luz. Não sabem o que passamos de dificuldades por lá. Quando eu penso na situação, chega me dá uma gastura.
— Gastura é ótimo! Quero dizer que a expressão é bem paraibana.
— Pois, só não mando votos de boas festas porque sei que tu não gosta, mas queria que 2014 fosse mais feliz pra gente.
— Mesmo assim, vai aqui meu agradecimento pela tua presença nas nossas batalhas culturais, enquanto deu.
— Xau, o tempo tá acabando aqui na lan.
Tijolinhos para Jocelino Tomáz em Duas Estradas, Arturo Gouveia, Joacir Avelino em Maceió e Andreia Santos.
VERSO DO DIA
Ninguém controla
A minha ânsia
Em discagem direta
À distância.
Fábio Mozart
Curta e inscreva-se no canal do DiárioPB no YouTube. Seu apoio fortalece o jornalismo independente! Clique aqui para acessar o canal

