GERAL

MP-Procon busca ações de combate a mortes e lesões causadas por medicamentos falsificados

DOCU_GRUPODados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que 30% dos medicamentos que circulam na América Latina são falsificados. Com o objetivo de combater o problema que pode resultar na morte de pessoas, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) promove nesta quinta-feira (16), a partir das 9h, no Auditório Auditório Procurador de Justiça Edgardo Ferreira Soares (no edifício-sede do MPPB, em João Pessoa), um workshop sobre medicamentos falsificados.

Segundo o diretor-geral do MP-Procon, Glauberto Bezerra, a falsificação dos medicamentos é uma violência silenciosa e que os dados sobre falsificações podem ser maiores porque há subnotifcação. “Pessoas estão morrendo e se culpa o médico ou o hospital, quando na realidade o medicamento não teve efeito por ser falsificado”, explica.

Com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPPB, da Escola Estadual do Consumidor da Paraíba, da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o evento visa capacitar profissionais que atuam em órgãos de fiscalização e combate ao problema, como agentes da Vigilância Sanitária, fiscais dos Procons estadual e municipais, profissionais dos Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem e Farmácia, policiais civis, militares e federais.

Pela manhã, estão previstas duas palestras que vão ser ministradas por representantes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Eles vão falar sobre as operações já realizadas na Paraíba que envolveram a apreensão de medicamentos falsificados. À tarde, profissionais da Interfarma vão ministrar um curso que tem como objetivo orientar os participantes sobre as estratégias que possibilitam a identificação de medicamentos falsificados. A Interfarma participa do Fórum Nacional de Combate à Pirataria.

O workshop sobre medicamentos falsificados faz parte do Programa de Prevenção a Acidentes de Consumo, que vem sendo desenvolvido pelo MP-Procon, em todo o estado. Glauberto Bezerra informou ainda que o MP-Procon têm investigações sobre a questão.

Mais eventos

De acordo com a direção do órgão, mais outros dois eventos serão realizados ainda este ano com foco no mesmo assunto, sendo que um está previsto para a primeira semana de setembro. Neste, serão destruídos 10 mil óculos escuros falsificados apreendidos. Glauberto Bezerra alerta para os perigos do óculos falsificados. “Eles não têm proteção contra os raios ultravioleta e a pessoa, quando usa, tem a pupila dilatada e os raios penetram a retina, o que pode gerar danos graves com o tempo”, disse.

O outro evento é o ‘4° Congresso Internacional de Direito do Consumidor’, previsto para outubro.

Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo