Rafael Matos e Marcelo Melo vencem dupla espanhola e conquistam o Rio Open
Brasileiros derrotam Pedro Martínez e Jaume Munar por 2 sets a 0 e garantem primeiro título 100% nacional na história do torneio
Os tenistas Rafael Matos e Marcelo Melo fizeram história na madrugada deste domingo (23) ao se tornarem a primeira dupla 100% brasileira a vencer o Rio Open. Diante de uma torcida entusiasmada, os tenistas derrotaram os espanhóis Pedro Martínez e Jaume Munar por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/5, na decisão realizada no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. O título marca a primeira conquista de Melo no ATP 500 disputado em solo brasileiro e o segundo troféu de Matos no torneio. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Melo, de 41 anos, é o duplista em atividade com mais títulos no circuito mundial, agora somando 39 troféus, o mesmo número do croata Mate Pavic. Já Matos, de 29 anos, ocupa atualmente a 36ª posição no ranking mundial de duplas. O jovem gaúcho havia vencido a edição anterior do Rio Open ao lado do colombiano Nicolás Barrientos. Melo, por sua vez, já havia disputado duas finais no torneio: em 2014, perdeu ao lado do espanhol David Marrero, e, em 2023, foi vice-campeão com o colombiano Sebastian Cabal.
A partida começou equilibrada, com trocas de quebras de saque nos dois primeiros games. No entanto, a dupla brasileira soube aproveitar os erros dos adversários e impôs um ritmo sólido. No sexto game, um erro de Martínez resultou em nova quebra para os brasileiros, que fecharam o primeiro set em 6/2. Na segunda parcial, a disputa foi mais acirrada. Melo e Matos precisaram salvar três break points logo no início, mas mantiveram a concentração. Com o placar em 4/5, a dupla espanhola teve o saque pressionado e cometeu erros cruciais. Depois de desperdiçar um match point, Melo se redimiu e garantiu o título com um voleio indefensável, selando a vitória brasileira.
Com Brasil 247