Lula premia municípios brasileiros por compromisso com a alfabetização infantil
Presidente Lula destaca a importância da educação durante cerimônia de premiação
Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização a 4.187 municípios brasileiros, reconhecendo os esforços na implementação de políticas que asseguram o direito à alfabetização das crianças. A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), lançado em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC).
Durante o evento, o presidente enfatizou a relevância da educação para o desenvolvimento do país:
“A gente nunca será desenvolvido se não apostar na educação. Se tem uma coisa que a gente não pode abdicar, se tem uma coisa que a gente não pode jamais ter medo de defender é a educação.”
Lula também ressaltou o compromisso de sua gestão em garantir recursos para a melhoria da educação:
“Enquanto eu for presidente da República, não vai faltar dinheiro para a gente recuperar a educação desse país.”
O Selo Nacional foi concedido em três categorias: Ouro, Prata e Bronze, reconhecendo o empenho dos municípios na promoção da alfabetização infantil. Entre os premiados, 2.592 municípios receberam o selo na categoria Ouro, 1.062 na Prata e 533 na Bronze.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a colaboração entre diferentes esferas governamentais para o sucesso do programa:
“O objetivo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi exatamente construir, com os entes federados, ouvindo estados e municípios, ouvindo professores, secretários e secretárias, essa grande construção coletiva.”
A iniciativa visa garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O CNCA busca, ainda, recompor as aprendizagens, focando na alfabetização de crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, especialmente aquelas afetadas pela pandemia.
O evento contou com a participação de autoridades, educadores e estudantes, simbolizando o compromisso coletivo com a educação de qualidade no Brasil.
Com Brasil 247