Gilmar Mendes elogia governo Lula e destaca retorno à normalidade institucional
Ministro do STF ressalta medidas que fortaleceram a democracia brasileira
Em recente entrevista ao jornal Público, de Portugal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, teceu elogios ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando o retorno à normalidade institucional no Brasil. “O governo Lula tem sido excelente e trouxe o Brasil de volta à normalidade”, afirmou Mendes.
O ministro enfatizou a importância das instituições democráticas na manutenção da estabilidade política do país. “Se hoje o Brasil vive um quadro de relativa normalidade na política, isso se deve a uma série de medidas adotadas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Tribunal Superior Eleitoral para coibir abusos, fake news e ataques à democracia”, observou Mendes.
Gilmar Mendes também comentou sobre o papel da Operação Lava Jato no cenário político brasileiro. Ele afirmou que a operação “apoiou a eleição de Jair Bolsonaro”, “tentou interferir” no resultado eleitoral e “agiu para perturbar o país” durante a gestão de Michel Temer.
“A Lava Jato tinha candidato e tinha programa no processo eleitoral”, disse Mendes. “Primeiro a Lava Jato atua na prisão do Lula. Prestes à eleição, a Lava Jato divulga o chamado depoimento ou delação do Palocci, tentando influenciar o processo eleitoral. Depois, o Moro vai para o governo Bolsonaro, portanto eles não só apoiaram como depois passam a integrar o governo Bolsonaro”, exemplificou o ministro.
Gilmar também criticou a decisão de prisão do presidente Lula em 2018, classificando-a como um “ato de despotismo judicial”. “Esta foi uma crise embrenhada, mal gerida pelo Supremo”, avaliou Mendes na ocasião.
Com Brasil 247