Dilma se reúne com chefes de Estado no Palácio Guanabara
A presidente Dilma Rousseff almoçou no Palácio Guanabara, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com nove chefes de Estado e de governo, com quem assistirá à final da Copa do Mundo no estádio do Maracanã, às 16 horas.
Estiveram presentes no encontro os presidentes da África do Sul, Jacob Zuma; do Gabão, Ali-Ben Bongo Ondimba; da Namíbia, Hifikepunye Pohamba; e os primeiros-ministros de Antígua e Barbuda, Gaston Browne, e de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar, e da Hungria, Viktor Orbán. A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente russo, Vladimir Putin, também confraternizam durante o almoço.
Durante a refeição, os representantes das nações provaram iguarias brasileiras. De entrada, carpaccio de palmito pupunha e vinagrete de pequi. Como prato principal, filé mignon, carne seca, queijo coalho, massa recheada com queijo minas acompanhada por robalo. Para a sobremesa, doces brasileiros e frutas da estação.
Mais cedo, Angela Merkel e Putin tiveram um encontro reservado no palácio e comentaram a situação tensa na Ucrânia, com os confrontos entre tropas oficiais e separatistas pró-russos.
O esquema de segurança foi reforçado na região. Ruas foram interditadas em frente ao Palácio Guanabara e as patrulhas são feitas por homens da polícia militar e soldados do Exército, que estão espalhados pelos bairros de Laranjeiras, Botafogo e Flamengo.
Atiradores de elite estão posicionados no alto de alguns prédios do entorno do palácio e há soldados do Exército ao longo de toda a área de lazer do Aterro do Flamengo. Agentes da Polícia Federal e a segurança dos chefes de governo integram o aparato de segurança.
Estadão