POLÍTICA

Bolsonaro é o político mais rejeitado do país, diz Quaest

Bolsonaro é o político mais rejeitado do país, diz Quaest

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o político brasileiro com maior índice de rejeição, aponta uma pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (12). 57% dos entrevistados responderam que não votariam em Bolsonaro nas eleições de 2026 caso ele fosse candidato. No entanto, o ex-presidente está inelegível até 2030, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o levantamento, o índice de rejeição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de 45%, 12 pontos percentuais menor que o de Bolsonaro. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), cotada como possível substituta do ex-presidente nas eleições de 2026, tem rejeição de 51%. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), é rejeitado por 52% dos entrevistados, e o ex-coach Pablo Barçal (PRTB), por 43%.

A pesquisa da Quaest também mostra que outros nomes cotados para concorrer à presidência em 2026 são desconhecidos por grande parte da população brasileira. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não é conhecido por 45% dos entrevistados e rejeitado por 33%, enquanto 22% responderam que o conhecem e votariam nele. Também são desconhecidos da maioria do público os governadores Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás.

A pesquisa entrevistou 8.598 eleitores presencialmente entre 4 e 9 de dezembro, com margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos.


Com Brasil 247

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo