MÚSICA

Morre aos 84 anos Arthur Moreira Lima, gênio do piano brasileiro

O artista era conhecido como o 'Pelé do Piano'

Foto: Sérgio Ricardo Santos/DiarioPB

O pianista Arthur Moreira Lima morreu nesta quarta-feira (30), aos 84 anos, em Florianópolis (SC) após um câncer de intestino que médicos tratavam nele desde o ano passado. A revista La Suisse chamou o artista de o “Pelé do piano”.

O pianista tem mais de 60 discos em sua trajetória. Um de seus principais trabalhos foi a interpretação de compositores como Chopin e Liszt, dois grandes pianistas globais da música clássica, sendo o primeiro (1810-1849) da Polônia e o segundo (1811-1886) da França.

Segundo relatos históricos, a música clássica nasceu na Europa medieval, em um tempo estimado entre os séculos 5 e 15 depois de Cristo (d.C.), ou séculos V e XV. Do Renascentismo (final do século 14, ou XIV, ao final do século 16, ou XVI/

e de obras modernistas de compositores como Prokofiev e Villa-Lobos. Notabilizou-se também como um intérprete da música popular brasileira, gravando Ernesto Nazareth e clássicos do repertório do choro e do samba.

Nascido no município do Rio de Janeiro (RJ) em 1940, Moreira é um dos pianistas mais respeitados do piano brasileiro. Tem mais de 60 discos gravados. Com seu talento, o artista teve passagens no exterior – Leningrado e Moscou, na Rússia, e por Varsóvia, na Polônia.

O pianista participou das sinfônicas de Berlim (Alemanha), Viena (Áustria) e Praga (República Tcheca), além das orquestras da BBC de Londres (Inglaterra) e a Nacional da França. A carreira também dele gravações em países como Japão, Estados Unidos, Bulgária e Suíça.

Confira a passagem do mestre pianista Arthur Moreira Lima por João Pessoa clicando aqui

DiarioPB com informações do Brasil 247

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo