“Não importa quanto custa”, diz Lula sobre investimentos em educação
Presidente tem reforçado a importância dos programas sociais em meio a discussão no governo sobre corte de gastos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quinta-feira (17) de uma cerimônia para anunciar mais de R$1,2 bilhão de recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para impulsionar a educação básica na Bahia. Durante o evento, Lula discursou em defesa de investimentos na área da educação, e criticou quem chama essas iniciativas de “gasto”.
“Tem muita gente que acha que estamos gastando muito dinheiro. Primeiro que eu não acho que é gasto. É investimento. Segundo: ficaria muito mais caro gastar fazendo cadeia para prender a meninada que não teve oportunidade do que investir na escola. Por isso, não importa quanto custa. O que importa é que nós estamos garantindo que vocês cresçam, aprendam uma profissão, tirem seu diploma universitário, virem doutores e prestem serviço a este país, à família de vocês e à comunidade em que vocês vivem”, disse.
O presidente também destacou os efeitos positivos alcançados pelo programa Pé-de-Meia, que dá incentivos financeiros para estudantes do ensino médio permanecerem na escola. “Este é um programa para formar cidadãos e cidadãs. A minha preocupação quando o Camilo me comunicou que 480 mil jovens do Ensino Médio desistiam da educação porque tinham que trabalhar para ajudar a família fiquei matutando que tipo de brasileiros e brasileiras iríamos criar se a gente permitisse que os estudantes deixassem a escola para trabalhar”, afirmou.
“A hora em que o menino tiver uma profissão, ele terá certeza de que terá um futuro garantido. A hora em que uma menina tiver educação, ela terá certeza de que ela terá independência. Ela não vai nunca mais viver com alguém porque depende de um prato de comida. Ela vai viver com quem ela gosta, com quem ela quer morar. É este mundo que nós queremos criar aqui no Brasil”, completou Lula.
Com Brasil 247