DESTAQUES

Experiência brasileira inspira políticas agrícolas em Angola

Técnicos da Conab realizam capacitações no país africano, com foco no fortalecimento da agricultura familiar e no monitoramento de safras

Ao longo desta semana, de 14 a 18 de outubro, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão em Angola para realizar uma série de capacitações voltadas para o apoio à produção e à comercialização agrícola. O objetivo da ação é fornecer ao país africano conhecimentos que possam subsidiar a construção de políticas agrícolas mais eficazes e sustentáveis. A ação faz parte do Projeto de Cooperação Brasil-Angola, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores.

Em entrevista, Marisson Marinho, coordenador de Relações Internacionais da Conab, destacou a importância da missão para o fortalecimento da agricultura em Angola. “O objetivo geral da missão é compartilhar conhecimento e capacitar profissionais angolanos em áreas estratégicas relacionadas à política agrícola”, afirmou Marinho. Ele explicou que as capacitações englobam práticas de produção, aquisição de alimentos da agricultura familiar e monitoramento de safras, baseando-se nas diretrizes aplicadas pela Conab no Brasil.

Durante os cinco dias de atividades, cursos são oferecidos a dirigentes e técnicos angolanos, com foco na análise de custos de produção e monitoramento de safras. “O Estado precisa fornecer informações de qualidade, para que políticas mais assertivas possam ser adotadas”, reforçou Marinho. Uma das principais ferramentas apresentadas é a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que visa estabilizar a renda dos produtores rurais, garantindo uma remuneração mínima e incentivando a regularidade no abastecimento alimentar.

Outro destaque das capacitações é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que, por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), apoia a agricultura familiar ao adquirir a produção de cooperativas e associações. Os alimentos obtidos são destinados a redes de segurança alimentar, como restaurantes populares e escolas. No Brasil, o programa contou com a participação de 73% de mulheres rurais no último ano, refletindo a inclusão social promovida pela iniciativa.

A missão também prevê uma visita de campo, onde os técnicos da Conab irão demonstrar, na prática, as ações implementadas no Brasil. Além de Marinho, a delegação da Conab inclui outros especialistas da estatal, como Sérgio Roberto Santos e Marco Antônio Chaves, que contribuem com seu conhecimento em produtos agropecuários e agricultura familiar.

A relação entre Brasil e Angola no setor agrícola se estreitou em julho deste ano, quando uma delegação angolana visitou o Brasil para conhecer de perto as ações da Conab e realizar visitas técnicas. Agora, as capacitações em solo angolano reafirmam o compromisso do Brasil em compartilhar sua experiência e apoiar o desenvolvimento sustentável da agricultura no país africano.

Brasil 247

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo