FUTEBOL

Projeto Virando o Jogo realiza torneio de futebol para crianças e adolescentes

A diversão predileta de muitas pessoas – o futebol – reuniu dezenas de crianças e adolescentes no Centro de Atividades e Lazer Padre Juarez Benício (Cejube), no bairro de Gramame, em João Pessoa, neste sábado (12). Isso porque o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizou o ‘Torneio Virando o Jogo 2024’ com os 250 alunos atendidos no Projeto, em comemoração ao Dia das Crianças. O evento começou com um café da manhã nutritivo para as equipes que, após os jogos e o almoço, receberam lembrancinhas e as premiações.

O Projeto Virando o Jogo é uma iniciativa do Governo da Paraíba que garante às crianças e aos adolescentes direito a práticas esportivas, conforme especificado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Projeto tem como objetivo promover a formação cidadã de crianças e adolescentes por meio do esporte, além de proporcionar interação nas comunidades assistidas possibilitando melhoria na qualidade de vida, estímulos para o trabalho em grupo e convivência.

A gerente administrativa da Sedh, Meriene Soares, ressaltou a importância do evento. “Esse momento representa um grande potencial de avanço social e de inclusão. O futebol é uma ferramenta de transformação que fortalece o desenvolvimento pessoal e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano mais uma vez sai na frente fortalecendo os laços com toda a comunidade”.

Marília França, gerente operacional dos CSUs, explicou que o campeonato tem um diferencial. “Nós trabalhamos diversos aspectos o ano todo: a convivência familiar e comunitária, o fortalecimento de vínculos, a cidadania… E esse momento vem exatamente para celebrar! Então, há a disputa entre eles no campo, mas todas as crianças são premiadas, recebem medalhas, troféus, porque o intuito é fortalecer a cidadania, o trabalho em grupo; e não estimular a questão do autorendimento, como fazem as escolinhas de futebol”.

Apesar do diferencial, quem joga em casa se preocupa em vencer. “Tenho que encarar o time de fora e ganhar, porque estou jogando em casa e não fora… Não posso passar vergonha”, afirmou Ana Beatriz, da categoria U12, que treina no Cejube.

Uma coisa era certa: a empolgação dos atletas com o Torneio foi grande. “Estou muito feliz por estar nesse Torneio maravilhoso”, disse Joe Bruno, da categoria U10.

Atualmente, o Virando o Jogo, que envolve crianças e adolescentes nas categorias U10, U12 e U14, é desenvolvido em João Pessoa nos CSUs de Mandacaru, Rangel e Geisel, além do Cejube, no bairro de Gramame; e, em Santa Rita, no Centro Social Urbano Francisco Leocádio Ribeiro.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo