Inmet emite alerta laranja para tempestades no País
Também existe possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos
Oito estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil têm risco de tempestade, conforme alerta laranja de perigo emitido nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Meteorologia. O comunicado vale até o próximo domingo (13). O Inmet informou que existe risco para chuva entre 50 e 100 milímetros por dia (mm/dia), ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora (km/h), e queda de granizo. Também existe possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Uma tempestade, ou temporal, tem ventos fortes, trovões e muita chuva. O fenômeno não ocorre necessariamente apenas onde tem mar. A tempestade violenta que acontece principalmente no oceano é chamada de tormenta.
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Autoridades também aconselham a população a evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Confira os estados em que pode haver tempestade:
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Goiás
- Minas Gerais
- São Paulo
- Paraná
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
- Águas de São Pedro
- Americana
- Araçatuba
- Araraquara
- Araras
- Barretos
- Campinas
- Ribeirão Preto
- São Carlos
- São José do Rio Preto