GERAL

Segundo voo com repatriados do Líbano aterrissa no Brasil com 227 pessoas a bordo

Operação “Raízes do Cedro” já resgatou 456 pessoas e seis animais; governo brasileiro alerta para que cidadãos sigam orientações locais de segurança.

O segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriação de brasileiros no Líbano chegou ao Brasil no início da manhã desta terça-feira (8). A aeronave pousou na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), às 6h58, trazendo 227 passageiros, entre eles 49 crianças, sendo sete de colo. Segundo a CNN Brasil, três animais de estimação também foram transportados.

A operação, denominada “Raízes do Cedro”, é uma iniciativa do governo federal para retirar brasileiros do território libanês devido à escalada de tensão na região. O primeiro voo da missão pousou no domingo (6), quando os repatriados foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao todo, 456 pessoas e seis pets já foram resgatados.

Além de repatriar cidadãos, a missão humanitária levou ao Líbano insumos médico-hospitalares, conforme solicitado pelas autoridades locais. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, outros bens de emergência estão previstos para serem transportados nos próximos voos.

A equipe da FAB que acompanha a operação é composta por um grupo multidisciplinar, incluindo três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos, para garantir o acolhimento e a assistência adequada aos repatriados.

Recomendações do Itamaraty – O Itamaraty, em comunicado emitido na segunda-feira (7), informou que mantém contato com os brasileiros que ainda estão no Líbano e seus familiares, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute. A organização dos voos está sendo feita de acordo com as condições de segurança no terreno, priorizando a integridade dos cidadãos.

A nota também reforça o alerta para que os brasileiros sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, se possível, deixem o território libanês por meios próprios, ressaltando que o Aeroporto de Beirute continua operando com voos regulares da companhia local Middle Eastern Airlines.

Para aqueles que possuem condições financeiras, é recomendável que deixem o país por meios próprios. O aeroporto de Beirute permanece operacional, com voos regulares, especialmente da companhia Middle Eastern Airlines. O Itamaraty disponibiliza um número de plantão consular para emergências: +55 (61) 98260-0610 (com WhatsApp).

Facilitação para pets – O Ministério da Agricultura e Pecuária continua flexibilizando as regras para a entrada de cães e gatos provenientes do Oriente Médio. As unidades de Vigilância Agropecuária Internacional, em conjunto com a Coordenação de Trânsito e Integração Nacional de Cargas e Passageiros, adotaram protocolos especiais, permitindo a entrada dos animais sem a apresentação imediata de documentos, exigidos normalmente em outras situações.

O que é a Operação Raízes do Cedro – Determinada pelo presidente Lula, a Operação Raízes do Cedro é uma resposta à escalada do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, no Líbano. A logística de repatriação envolve a mobilização de aeronaves e servidores da FAB, além de articulações diplomáticas conduzidas pelo Itamaraty. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, mantém conversas com autoridades libanesas e de países vizinhos para garantir que as operações de resgate ocorram com segurança e eficiência.

A ação segue o modelo da Operação Voltando em Paz, realizada em outubro de 2023, que repatriou mais de 1,5 mil brasileiros da Faixa de Gaza, Cisjordânia e Israel. Na ocasião, mais de 50 animais de estimação também foram resgatados.

Brasil 247

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo