POLICIAL

PRF apreende carga com mais de 1 milhão de maços de cigarros do Paraguai em Mamanguap

Em uma operação realizada nas primeiras horas desta quinta-feira (22), no município de Mamanguape, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou dois caminhões com diversas irregularidades. A ação resultou na apreensão de mais de 1 milhão de maços de cigarros contrabandeados e na identificação de caminhão com adulteração nos sinais identificadores. Essa é a maior apreensão de cigarros contrabandeados feita no ano de 2024 pela PRF na Paraíba. Dois indivíduos foram detidos durante a ação.

Durante a fiscalização direcionada ao cumprimento da Lei de Descanso, na BR-101, km 42, por volta das 04h30, uma equipe do Núcleo de Operações Especiais (NOE) da PRF abordou dois caminhões, sendo eles um VW/10.160 DRC 4×2 e um M. Benz Atego 2430. No decorrer dos procedimentos no primeiro veículo, o condutor informou não ser o proprietário do caminhão e estava apenas transportando a carga. Ele não portava o documento do VW/10.160 DRC 4×2, foi realizado o procedimento de identificação veicular, momento em que foi constatada adulteração nos seus sinais identificadores. Os agentes identificaram irregularidades no disco-tacógrafo, o equipamento que registra o tempo de direção e descanso dos motoristas.

Além disso, ambos os veículos estavam transportando uma exorbitante quantidade de cigarros de origem paraguaia, sem a devida documentação fiscal, o que configura o crime de contrabando. Estima-se que mais de 1 milhão de maços de cigarros contrabandeados foram tirados de circulação. Essa já é a maior apreensão do gênero realizada pela PRF esse ano.

Os condutores, informaram aos policiais que estavam transportando os cigarros por estarem precisando de dinheiro e tinham conhecimento da ilegalidade da mercadoria. Diante dos fatos, a carga e o veículo foram apreendidos e os condutores foram encaminhados à Polícia Federal para as medidas cabíveis. Eles poderão responder criminalmente por contrabando. Ademais, um dos indivíduos poderá responder por adulteração. Os agentes da PRF também lavraram os autos de infração de trânsito cabíveis por não respeitarem a Lei do Descanso.

A apreensão dos maços de cigarros contrabandeados pela PRF representa um duro golpe ao crime organizado e traz benefícios diretos para a sociedade paraibana. O consumo dessa mercadoria representa um perigo para a saúde pública, tendo em vista que o usuário que compra o cigarro de origem desconhecida coloca sua vida ainda mais em risco, já que se desconhece quais matérias-primas são utilizadas e suas quantidades. Essa ação demonstra o compromisso da PRF em garantir a segurança e o bem-estar dos paraibanos, combatendo o crime organizado e protegendo a economia local.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo