IPHAEP realiza I Encontro Paraibano de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) realiza, de 15 a 17 de agosto, o I Encontro Paraibano de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. O evento será realizado no Teatro Sesc Centro de Cultura, Arte e Esporte da Fecomércio, em João Pessoa, a partir das 8h.
Palestrantes da área do restauro, da arquitetura, do urbanismo, oficinas, relatos de casos positivos, oficinas e apresentações culturais estão pautados nesses três dias debates. A Orquestra do Prima (Programa de Inclusão Através da Música e das Artes) fará a abertura do evento durante a acolhida ao público. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 pelo Simpla no endereço www.iphaep.pb.gov.br/evento
Entre os nomes convidados estão a arquiteta e urbanista Iana Ludermir Bernardino (UFPE); Juvandi de Sousa (arqueólogo /UEPB); Estácio Fernandes (museólogo e restaurador/Salvador); Pérside Omena, Piedade Farias e Luis Carlos Kherle (restauradores); Edvaldo da Cunha Lira (historiador); Carlos Azevedo (antropólogo); Aldo Bonametti (CEO/SP); Marcilio Toscano (Procurador Geral do Ministério Publico de Contas/PB); Ana Paula Vilaça (arquiteta/UFPE);Renata Gadelha (arquiteta); Giovani da Silva Barcelos (Iphan); Marcondes Menezes (padre e arquiteto); Amaro Muniz (arquiteto); Suenne Barros (engenheira civil/Semhab); Ícaro Franco (arquiteto/Semhab), Alisson e Raquel Holanda (empresários).
As temáticas versam sobre “Mercadão Centro São Paulo”, “O Direito e o Patrimônio Histórico-Cultural”, “Urbanismo em Áreas Centrais”, “Restauração dos azulejos do Palácio da Redenção do Governo da Paraíba”; “Educação Patrimonial”; “Como intervir no Centro Histórico de Joao Pessoa utilizando o incentivo ao Patrimônio Histórico/ICMS Cultural”, “Revitalização do Complexo arquitetônico do Centro Cultural São Francisco”, “Pensar o patrimônio: o legado preservacionista da memória do centro histórico”, entre outros.
Além das palestras, o Encontro contará com exposição de casos de sucesso, experiências “CasaCor”, oficinas de capoeira e desenho urbano, experiências do ReCentro e Prefeitura de Recife; debate com “Periferia Viva na Comunidade Ribeirinha do Porto do Capim, Centro Histórico de Joao Pessoa” e várias apresentações culturais.
O último dia (17) está reservado para um passeio histórico com visita guiada pela cidade alta e baixa do Centro Histórico de João Pessoa, além de almoço e vivência na comunidade ribeirinha do Porto do Capim e passeio gratuito de canoa pelo Rio Sanhauá com cotação para 40 pessoas.
Assessoria