Na Bolívia, Lula demonstra apoio a Arce e destaca interesse do Brasil em ajudar o país andino
"Estamos interessados em ajudar na exploração de minerais, em benefício da Bolívia, no gás, em construir hidrovias", afirmou o presidente Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na segunda-feira (8) a Santa Cruz de La Sierra para se reunir com o presidente boliviano, Luis Arce, nesta terça-feira (9). A visita tem como objetivo reforçar a cooperação entre os dois países em áreas como tecnologia, agricultura e exploração de minerais.
Em entrevista ao canal de televisão boliviano ‘Red Uno’, Lula destacou o interesse do Brasil em apoiar a Bolívia. “O Brasil pode ajudar a Bolívia na transferência de tecnologia, ajudar na agricultura. Estamos interessados em ajudar na exploração de minerais, em benefício da Bolívia, no gás, em construir hidrovias”, afirmou Lula, de acordo com o IG.
Os dois líderes participaram, na segunda-feira, da cúpula do Mercosul em Assunção, Paraguai, onde a Bolívia formalizou sua adesão ao bloco regional. Após a cúpula, ambos seguiram para Santa Cruz de La Sierra, a capital econômica da Bolívia, onde Lula foi acompanhado por cerca de 100 empresários brasileiros.
“Estamos propondo uma diplomacia econômica, porque é algo diferente que um presidente venha apenas para falar em termos econômicos, do que ele vir com toda uma missão empresarial”, afirmou o vice-chanceler boliviano, Elmer Catarina.
Catarina ressaltou que o encontro será uma oportunidade para a Bolívia apresentar seus avanços na industrialização do lítio e as oportunidades que se abrem para o Brasil nesse mercado. A Bolívia possui enormes reservas de lítio no Salar de Uyuni, no sudoeste do país, e está trabalhando na industrialização desse recurso.
Além das questões econômicas, a reunião presidencial também abordará temas políticos, especialmente em função da recente tentativa de golpe militar em La Paz. “Lula está chegando ao país para oferecer seu apoio político ao presidente Lucho [Arce] e à nossa Bolívia soberana, digna e industrializada”, destacou o governo boliviano, de acordo com a reportagem.
Lula também se encontrará com representantes de sindicatos indígenas e de camponeses, reforçando sua aliança política com Arce e o ex-presidente Evo Morales. Esta é a primeira visita de Lula à Bolívia desde que reassumiu a Presidência em janeiro de 2023. Sua última visita ao país andino foi em 2009, durante o governo de Morales.