GERAL

380 toneladas de lixo são retirados no Conde

380 toneladas de lixoA gestão da prefeita Márcia Lucena, do município de Conde, em parceria com o Governo do Estado conseguiu nos três primeiros dias de trabalho coletar 380 toneladas de lixo que estava acumulado há meses devido ao descaso da gestão anterior. Este é o primeiro resultado do projeto Onda Limpa da Secretaria do Meio Ambiente realizado em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) da Paraíba. A iniciativa já reduziu, aproxidamente, 40% do acúmulo de resíduos sólidos espalhados pela cidade.

A parceria entre Estado e Município foi necessária nesses primeiros dias de gestão pois a cidade vivia um estado de calamidade pública e exposta a riscos de saúde. Porém, o serviço de limpeza urbana foi regularizado desde a última quinta-feira (5) pela Prefeitura do Conde. De acordo com a prefeita Márcia Lucena, mais do que cumprir promessa de campanha, a gestão pretende devolver dignidade, segurança e qualidade de vida para a população.

“Restabelecer a coleta regular do lixo é um passo importante para a gestão tanto no sentido de concretizar um compromisso de campanha, de viabilizar a recuperação dos espaços urbanos que comprometiam a qualidade do meio ambiente, quanto principalmente o de garantir melhores condições sanitárias indispensáveis a um projeto de valorização da saúde das pessoas, principalmente das crianças. O reconhecimento pela população já no início do trabalho nos dá a certeza que estamos no caminho certo”, declarou.

E a população já começa a sentir o ritmo intenso de trabalho da nova gestão municipal. Frequentador assíduo do Conde, Germano Romero se disse surpreendido com uma cena que deveria ser corriqueira em qualquer cidade: garis varrendo ruas.

“Estou besta, literalmente. Vimos uma coisa, hoje cedo, que em nossos mais de 40 anos de convivência com as praias e bairros do Litoral Sul, nunca havíamos visto: varredores de rua. Não é somente a coleta de lixo que voltou a funcionar. O município do Conde agora está varrendo as ruas”, afirmou.

O chefe da divisão de Conservação e Manutenção Rodoviária do DER, Romero Cavalcanti, participante do projeto Onda Limpa, explicou que todo o lixo retirado das ruas do Conde estão sendo descarregados no Aterro Sanitário Metropolitano, respeitando todas as diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Como a cidade estava em estado de emergência, a previsão é de que a operação dure mais duas semanas.

“A saúde pública é um patrimônio público. Todos os Entes Federativos são responsáveis pelo bem estar da população. O Conde estava em uma situação de extrema vunerabilidade e o Governo, tanto de Estado, quando de Prefeitura, tem que cuidar do povo. É muito louvável essa parceria. O DER está fazendo a sua parte nessa urgência. Assim que estiver tudo normalizado, a gestão vai poder cuidar do povo da forma que ela merece”, disse.

Da Redação com Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo