253ª Romaria da Penha deve contar com 500 mil fieis e 12 trios elétricos
Com a expectativa de 500 mil pessoas, a 253ª edição da Romaria da Penha deve contar com o apoio doze trios elétricos. O percurso, de quase 14 quilômetros, começa em frente à igreja de Lourdes, no Centro de João Pessoa, e termina no Santuário da Penha, na Orla da Capital.
No ano passado, a procissão religiosa reuniu 450 mil fiéis que caminharam até a Penha. Para garantir a logística do evento, a Polícia Militar, a Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana e o Corpo de Bombeiros e outras entidades definiram um esquema.
O esquema desse ano definiu, entre outras coisas, a proibição da comercialização de bebidas alcóolicas.
O trânsito na Avenida João Machado, local de saída da Romaria, já está interditado desde as 13h. Às 17h, os trios estarão posicionados em todo o trajeto, após passar por uma vistoria que está sendo realizada pelo Corpo de Bombeiros agora no Acesso Oeste.
Outra medida de segurança adotada é a interdição da passarela da a Avenida Dom Pedro II será interditada pelo Canil para evitar risco de desabamento.
Confira orientações para os fiéis:
Como o percurso é longo e cansativo, buscar, durante o dia, ingerir bebidas e comidas leves, com o objetivo de se hidratar e evitar mal-estar físico;
– Na caminhada: usar roupas leves e calçados confortáveis;
– Evitar sair do percurso e não passar por locais escuros e sem a cobertura da Polícia;
– Evitar usar objetos como celular, joias e relógios;
– Os romeiros que vão com crianças não devem se distanciar das mesmas. Uma dica: deixe com os meninos e meninas um número de telefone para contato, para facilitar o encontro caso alguém se perca;
– Evitar passar muito perto ou permanecer por muito tempo ao lado dos trios elétricos;
– E atenção: não ingerir bebidas alcoólicas. O consumo e a venda estão proibidos no percurso da Romaria.
WSCOM