GERAL

Turquia declara estado de emergência por 3 meses

Turquia declara estado de emergênciaO governo da Turquia decretou nesta quarta-feira o estado de emergência por três meses com o objetivo de enfrentar as correntes golpistas no país e combater “a ameaça à democracia”.

A decisão foi anunciada pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que afirmou que esta medida visa proteger os valores democráticos.

“Esta medida não é absolutamente contra a democracia, o estado de direito e a liberdade. Pelo contrário, tem o propósito de fortalecer e proteger esses valores”, disse o governante após se reunir com o Conselho Nacional de Segurança e, horas depois, com o gabinete de ministros.

Erdogan afirmou que a medida, recomendada ao governo pelo Conselho de Segurança que preside, visa “se encarregar de todos os elementos da organização terrorista”, em referência ao grupo liderado pelo clérigo islâmico Fetullah Gülen, acusado pelo governo do fracassado golpe de Estado da semana passada.

O estado de emergência permitirá dar “de forma mais eficiente os passos para eliminar o mais rápido possível a ameaça à democracia, o Estado de direito e os direitos dos cidadãos”, disse Erdogan.

O presidente invocou o artigo 120 da Constituição turca, que permite estabelecer o estado de emergência no caso de atos de violência que ameacem a democracia.

EFE

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo