GERAL

Tribunal mexicano aprova extradição de ‘El Chapo’ aos Estados Unidos

extradição de 'El Chapo'Um tribunal do México autorizou nesta quinta-feira a extradição do narcotraficante Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán, líder do Cartel de Sinaloa, aos Estados Unidos após o juiz responsável pelo caso negar dois recursos apresentados pela defesa do criminoso e suspender outros três.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) disse ter sido notificada de cinco resoluções emitidas pelo tribunal sobre o julgamento dos recursos apresentados pelo criminoso.

“Em dois deles, o órgão jurisdicional resolveu negar a proteção e amparo da justiça federal, enquanto os três restantes foram suspensos”, diz a nota da PGR.

A Procuradoria informou que se “manterá atenta à continuação do procedimento até que tais resoluções fiquem firmes”.

Os advogados do líder do Cartel de Sinaloa anunciaram em setembro que se o juiz negasse os recursos, tentariam a impugnação em um tribunal colegiado, o que para efeitos práticos significaria uma nova análise do caso, que duraria de três a seis meses.

O líder da Comissão Nacional de Segurança (CNS), Renato Sales, declarou na última sexta-feira que a extradição de Guzmán deve se concretizar em janeiro ou fevereiro, assim que o Poder Judiciário resolver sobre os recursos contra a extradição.

‘El Chapo’, que está detido em uma penitenciária de Ciudad Juárez, recebeu acusações da justiça americana, no Texas, de associação criminosa, contra a saúde, crime organizado, posse de armas, homicídio e lavagem de dinheiro.

Na Califórnia, ele é acusado de associação para importação de cocaína e de possuir a droga com a intenção de distribuí-la.

O líder do Cartel de Sinaloa, que foi recapturado pela polícia mexicana em janeiro deste ano, escapou de dois presídios de segurança máxima no México, em 2001 e 2015.

Na última ocasião, ele fugiu de sua cela na penitenciária de Planalto através de um túnel. Após voltar a ser detido, ‘El Chapo’ ficou novamente neste presídio até maio, quando foi transferido para um complexo penal em Ciudad Juárez, na fronteira com os EUA.

EFE

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo