GERAL

Sine-JP e Sedes fa zem parceria para viabilizar o primeiro emprego dos jovens na capital

primeiro emprego dos jovensOs jovens que moram em João Pessoa e estão em busca do primeiro emprego devem procurar um dos dez Centros de Referência da Cidadania, espalhados pelos bairros, para se cadastrarem e se capacitarem para o mercado de trabalho. A ação faz parte do programa ‘Primeiro Emprego da Juventude’, firmado a partir da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP).

A primeira ação do programa acontece nesta quarta-feira (22), a partir das 8h, no Centro de Referência da Cidadania de Mandacaru (CRC), localizado na Rua João de Brito. O espaço é administrado pela Diretoria de Participação e Organização Popular (Dipop).

Luiz Costa, coordenador dos CRCs, explica que o projeto tem o objetivo de viabilizar o acesso ao emprego dos jovens que moram em áreas consideradas de alto índices de vulnerabilidade social. A ação envolve o cadastramento no período da manhã e uma capacitação no turno da tarde. “Neste primeiro dia de cadastramento esperamos um público acima de duzentos jovens. Para isso estamos desenvolvendo um trabalho junto aos grupos culturais, grupos de jovens e de igrejas da comunidade de Mandacaru”, afirmou.

Adenio Neto, coordenador do Sine-JP, também está bastante otimista com o desenvolvimento do programa. “O Sine está se aproximando cada vez mais da população. Vamos fazer o cadastramento dos jovens e a capacitação para a entrevista de trabalho, para que eles tenham melhores oportunidades”, ressalta.

No primeiro trimestre desse ano, uma ação semelhante foi realizada nos Centros de Referência da Juventude. Agora, será dada a continuidade do trabalho nos CRC’s.

Como funciona – Será feito, no turno da manhã, o cadastramento dos jovens nas vagas disponíveis no Sine-JP. À tarde, ocorrerá o curso de iniciação profissional, o mesmo que é ministrado todas as sextas-feiras no Sine-JP, inclusive, com entrega de certificado. “Preparamos o trabalhador para a entrevista. Neste curso ele é orientado sobre comportamento, modo de apresentação e linguagem durante a seleção. Nosso objetivo é fazer com que ele tenha êxito na entrevista”, destacou Adenio Neto.

A psicóloga do Sine-JP, Carla Simone, lembra que há uma série de condutas que devem ser adotadas para que o candidato à vaga de emprego seja bem-sucedido. “Falamos sobre a roupa, principalmente para as mulheres, já que nas seleções, geralmente, há dinâmicas em grupo, em que é preciso fazer algum tipo de atividade física, então, não é indicado o uso de saias ou decotes. Já no comportamento, é preciso não falar mal do antigo empregador. Antes da entrevista, o trabalhador deve pesquisar sobre a empresa e ter em mente seus objetivos para mostrar interesse na vaga”, explicou ela.

Na semana seguinte, a ação de incentivo ao primeiro emprego será na segunda edição da Feira Municipal do Trabalho, que vai acontecer nos dias 28 e 29, no Ponto de Cem Réis, oferecendo uma série de oficinas. O calendário de atividades do Primeiro Emprego da Juventude vai até o mês de julho.

 

Confira o calendário do Primeiro Emprego da Juventude:

22/04 – CRC Mandacaru

06/05 – CR Bancários

13/05 – CRC Jardim Veneza

20/05 – CRC Costa e Silva

27/05 – CRC Valentina Figueiredo

03/06 – CRC Roger

10/06 – CRC Funcionários II

17/06 – CRC Cruz das Armas

08/07 – CRC Mangabeira

15/07 – CRC Cristo Redentor

Com Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo