Serra Limpa é a melhor cachaça do Brasil, afirma especialista Rafael Araújo

Rafael AraújoO co-fundador do site Cachaçaria Nacional, uma das maiores lojas online exclusiva sobre cachaça, Rafael Araújo, afirmou, em vídeo postado em seu canal oficial no Youtube, que a Cachaça Serra Limpa é a melhor cachaça branca do Brasil. As cachaças brancas, também chamadas de puras, são aquelas que não passam por envelhecimento. Elas vão direto, após destiladas, para as dornas de inox.

“A cachaça Serra Limpa tem um aroma herbal, muito equilibrada, deliciosa. A gente sente o cheiro da cana. Ela é levemente adstringente e tem um excelente retrogosto”, afirmou Rafael. Retrogosto é o gosto que fica na boca após a ingestão de uma bebida ou alimento. Pode ser bom, agradável ou ruim.

Rafael Araújo visitou o Engenho Imaculada Conceição, localizado em Duas Estradas, na região metropolitana de Guarabira, onde é produzida a Cachaça Serra Limpa. “Você sente o sabor da cana. É incrível. Só bebendo para saber”, complementou.

Na avaliação do especialista, as duas outras melhores cachaças brancas são a Santo Gral, produzida em Coronel Xavier Chaves, Minas Gerais. O engenho é o mais antigo do Brasil e pertenceu a parentes de Tiradentes, o inconfidente. A terceira marca apreciada por Rafael Araújo de Farias Melo, também nas Minas Gerais, considerada a marca revelação de 2015.

A Cachaça Serra Limpa é totalmente orgânica. Toda produção vem de plantios próprios. O produto tem os selos de certificação do IBD _ Instituto Brasileiuro de Inspeções e Certificações Agropecuárias e Alimentícias, reconhecido pela unidade de produtos orgânicos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos _ USDA.

A Serra Limpa, pela segunda edição consecutiva, figura no ranking das 50 melhores cachaça brasileiras. A pesquisa é promovida pelo caderno Paladar, do Jornal O Estado de São Paulo.

Foram cinco meses entre a listagem dos rótulos e a degustação às cegas para chegar ao 2º Ranking Cúpula da Cachaça, que reconheceu as cinquenta melhores marcas da bebida mais amadas pelo brasileiros. A lista foi divulgada pelo caderno Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo e, sem surpresas, a cachaça orgânica Serra Limpa, que é produzida no município de Duas Estradas, está entra as melhores.

É a segunda vez que a Serra Limpa figura no ranking. Para o proprietário da marca, Antonio Inácio,  o resultado é fruto de todo o processo de excelência aplicado no fabrico da cachaça, desde o plantio,  passando pelo processamento e comercialização.

Captura de tela 2016-02-04 10.42.21
Antonio Inácio produz a Serra Limpa há 23 anos. (Foto: Nordeste1/Joab Freire)

A Cúpula da Cachaça foi fundada em 2013 e realizou a primeira edição do Ranking da Cachaça em 2014. Bienal, a segunda edição é esta, resultado da degustação realizada no último fim de semana. A votação começou pela internet, em agosto: qualquer pessoa podia indicar três rótulos. Da lista com mais de mil indicadas, a Cúpula reduziu para 250 rótulos, baseada em normas do Ministério da Agricultura. As 50 finalistas foram selecionadas por integrantes da Cúpula e 26 convidados, e foram degustadas às cegas pelos membros da Cúpula.

A Porto Morretes Premium, produzida no interior do Paraná ficou em primeiro lugar na classificação da cúpula que é formada por 11 jurados que provaram os 50 rótulos.

Cesar Adames. Especialista em destilados e tabaco, é consultor e professor.

Dirley Fernandes. Dirigiu o documentário Devotos da Cachaça (2010) e é autor do blog de mesmo nome.

Erwin Weimann. Químico, é responsável pela criação de várias cachaças e autor do livro Cachaça – A Bebida Brasileira.

Glauco Mello Jr. Engenheiro químico especialista em fermentação alcoólica e na cadeia produtiva da cana.

Leandro Batista. Sommelier de cachaça, passou nove anos no restaurante Mocotó.

Leandro Marelli. Pós-doutor em tecnologia e no controle de qualidade de bebidas.

Manoel Agostinho Lima Novo. Consultor e autor do livro Viagem ao Mundo da Cachaça.

Maurício Maia. Jurado em concursos de destilados e autor do site O Cachacier.

Milton Lima. Dono da Cachaçaria Macaúva (em Analândia-SP) e autor do site Cachaças.com.

Nelson Duarte. Mestre-alambiqueiro e autor do livro Cachaça de Alambique.

Sidnei Maschio. Degustador e colecionador de cachaças.

Nordeste1

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo