Seleção Brasileira Brasil volta à liderança do ranking da Fifa após sete anos

ranking da FifaDepois de praticamente sete anos, a Seleção está de volta ao topo do ranking da Fifa, posto no qual reinou entre os anos 90 e a década passada. Na lista divulgada nesta quinta-feira, o Brasil de Tite aparece à frente da Argentina pela primeira vez desde a Copa de 2014, colocando Messi e companhia na segunda colocação. A Alemanha, terceira, é a única equipe fora da América do Sul no top-5, com Chile e Colômbia logo atrás.

Muitas vezes contestada, a lista da Fifa reflete bem o grande momento vivido pela equipe de Tite, que venceu seus oito jogos pelas eliminatórias (mais um amistoso com a Colômbia em janeiro). A última vez que esteve no topo foi em maio de 2010, antes da Copa do Mundo da África do Sul.

Com a eliminação nas quartas de final para a Holanda, o Brasil caiu para a terceira colocação, iniciando uma queda que a levou à 22 colocação em junho de 2013, pior posição da Seleção desde a criação do ranking, em 1993 (muito em razão da ausência nas eliminatórias para a Copa de 2014). O título da Copa das Confederações deu um levante na equipe então comandada por Felipão, a levando ao nono lugar.

De ordem prática, a posição pode valer uma vantagem no sorteio dos grupos para o Mundial da Rússia. Afinal, o ranking foi o critério utilizado para definir os cabeças de chave na Copa do Brasil. Se não mudar nada, os favorecidos hoje seriam Brasil, Argentina, Alemanha, Chile, Colômbia, França, Bélgica, além da anfitriã Rússia.

O top-10 poderia ter ainda mais uma seleção sul-americana, mas o Uruguai caiu da nona para a 15ª colocação após as derrotas nas eliminatórias para Brasil e Peru (que alcançou sua melhor posição na história neste mês: 17ª). Quem ganhou o posto da Celeste entre as 10 melhores do mundo foi a Suíça, nona, à frente da Espanha.

Faça a simulação dos resultados nas eliminatórias da América do Sul

Veja os 10 primeiros do ranking
Brasil (1.661 pontos)
Argentina (1.606)
Alemanha (1.464)
Chile (1.403)
Colômbia (1.348)
França (1.294)
Bélgica (1.281)
Portugal (1.259)
Suíça (1.212)
Espanha (1.204)

Globoesporte

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo