São Paulo vence mas é eliminado nos pênaltis

sãopauloOs gritos de “time de guerreiro” vindos da torcida desde a passagem do ônibus pelo portão do Morumbi pareciam um prenúncio do que estava por vir nesta quarta-feira. O São Paulo foi valente. Lutou até o fim para compensar o futebol irregular de uma noite sem brilho. Foi pouco. Depois de vencer por 1 a 0 no tempo normal, o Tricolor perdeu nos pênaltis por 4 a 1 e disse adeus à Copa Sul-Americana. Mesmo assim, recebeu aplausos dos torcedores.

O São Paulo brigou o tempo todo para decidir nos 90 minutos. Kaká e Luis Fabiano acertaram a trave, Michel Bastos perdeu uma chance cara a cara. Era o que os colombianos queriam. Nas bastidas, Alan Kardec, para fora, e Rafael Toloi, em batida defendida por Armani, fracassaram. O Nacional acertou as quatro tentativas.

A eliminação aumenta a dúvida sobre o futuro de Rogério Ceni no clube. O goleiro gostaria de pendurar as luvas com outro título, mas terá de se contentar com a disputa pelo vice no Brasileirão. Ninguém sabe qual será o destino dele. Anteriormente decidido a pendurar as luvas, hoje ele já não tem a mesma certeza. A decisão será anunciada nos próximos dias.

Pode ter sido o gramado molhado, o nervosismo, a pressão/ansiedade de chegar à final do único torneio que ainda resta na temporada. Mas o São Paulo não jogou no primeiro tempo. Lutou, correu como de costume. Faltou futebol para passar pela fortíssima marcação do Atlético Nacional e fazer jus à linda festa dos 45.454 torcedores presentes no Morumbi.

Ganso, Kaká, Luis Fabiano e Michel Bastos, escalado no lugar de Alan Kardec, ainda lesionado, não se entenderam. O quarteto experiente e produtivo do belo segundo semestre feito pelo Tricolor jogou distante, sem conexão, e facilitou o “trabalho sujo” de marcação dos colombianos. Com eles distantes, o Tricolor exagerou em lançamentos para ninguém. Até Edson Silva arriscou.

O São Paulo viveu de lances isolados. Mesmo assim, poderia ter construído a vantagem necessária para pegar Boca ou River na decisão. Luis Fabiano, talvez, marcasse cara a cara com Armani. Michel Bastos preferiu finalizar e não passou para o centroavante, melhor posicionado. Logo em seguida, o Fabuloso parou no goleiro em chute cruzado na área.

O tempo, inimigo são-paulino nesta quarta-feira, transformou a euforia da torcida em apreensão e reclamações pelo mau futebol. O Atlético seguiu com seu jogo cadenciado, gastando segundos preciosos até em laterais, e fazendo a bola passar pelos pés do perigoso meia Cardona. Luis Fabiano ainda pediu um pênalti, ignorado pelo juiz.

O caminho do São Paulo no segundo tempo era pelo lado direito do ataque. Foi lá que Muricy Ramalho posicionou Michel Bastos e fez o time crescer, agora mais calmo, tocando a bola e abrindo espaços. O mesmo Michel, cara a cara com Armani, perdeu um gol feito. Falha minimizada logo em seguida, aos oito minutos. Ganso bateu falta, Toloi quase desviou, e a bola entrou direto, tremendo o Morumbi.

O São Paulo continuou melhor. Desta vez, auxiliado pelos raros vacilos defensivos do Nacional. O Tricolor, porém, só não contava com a trave rival. Azar? Má pontaria? O primeiro a carimbar a trave foi Kaká, quase na pequena área. Depois, Luis Fabiano. Michel pegou o rebote que voltaria para o camisa 9 e, em impedimento, mandou por cima sem goleiro. Em seguida, o mesmo Fabuloso quase acertou o ângulo.

Muricy decidiu mexer para deixar o time mais veloz e com mais presença na área: colocou Osvaldo na vaga de Alvaro Pereira e Alan Kardec em substituição a Kaká. A maior força para jogar pelos lados do campo não compensou. O time nada criou, voltou a se mostrar nervoso para resolver a partida, e a decisão foi para os pênaltis.

Logo de cara, um duro golpe para os são-paulinos. Bocanegra marcou, e Alan Kardec escorreu, mandando a bola para fora. Em seguida, Valencia e Rogério Ceni converteram. O goleiro ainda passou perto no chute rasteiro que Cardona acertou. Armani, porém, foi perfeito e defendeu o pênalti de Toloi. Ruiz decidiu.

Ge

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo