Ricardo Brito recria o choro tradicional no Sabadinho Bom

RicardoBrito_cor_Cleofaz-Thomaz-300x218Compositor, professor e bacharel em piano pela UFPB, Ricardo Brito recria, neste sábado (22), o tradicional choro brasileiro na boa companhia de um quinteto de músicos. A apresentação faz parte do projeto Sabadinho Bom e começa às 12h30, no palco da Praça Rio Branco. A iniciativa é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da sua Fundação Cultural (Funjope), com acesso gratuito ao público.

No repertório, Brito promete incluir versões dos grandes clássicos do choro. “A gente vai tocar ‘Rosa’, de Pinxinguinha, de uma maneira mais ritmada, moderna”, comenta o músico. ‘Santa morena’, de Jacob do Bandolim; ‘Tico-tico no fubá’, de Zequinha de Abreu, e ‘Brejeiro’, de Ernesto Nazareth, também vão ganhar releitura do sexteto.

Liderada por Brito, a formação composta por piano, baixo, bateria, clarinete, flauta e trombone promete fazer o público dançar e se divertir ao som da boa música instrumental. “Os sopros (clarinete, flauta e trombone) dão um colorido diferente ao show”, garante o músico. “Você não vê muito o clarinete nas apresentações de choro, mas como ele é um instrumento muito ágil, dá um ritmo legal à apresentação”.

Outra parte do repertório será dedicada a composições do próprio Ricardo, que se prepara para lançar seu primeiro CD solo, inteiramente dedicado ao choro. Músicas já conhecidas do público, como ‘Baião bravo’ (que ele gravou com seu antigo grupo, Baião de Três) e ‘Beliscando azulejo’ integram o momento autoral do show.

“‘Beliscando azulejo’ é um choro que eu gosto muito. Compus em 2010 ainda com o nome de ‘Choro pensado’, e depois mudei para ‘Beliscando azulejo’ porque ela é um pouco disso mesmo: ela tem um melodia muito gostosa de ouvir, que parece até simples, mas tem uma harmonia muito complexa para executar”, diz o orgulhoso autor da música.

Secom/JP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo