Rede Missão da Terra Flamejante leva músicos e produtores culturais do nordeste ao SIM SP

Semente de vulcão_PE_no Music From ParaíbaReunidos pelo mesmo propósito! O grupo de músicos e produtores culturais integrantes da Rede Missão da Terra Flamejante embarca para São Paulo para participar da Semana Internacional de Música – SIM SP, que será realizada entre 2 e 5 de dezembro. A Rede MTF foi contemplada com o Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura, que subsidiou passagens e a inscrição dos membros da rede.

Alejandro Vargas, membro-fundador da rede e produtor cultural há 6 anos, afirma que “esta é a primeira viagem coletiva com 11 profissionais que representam os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas”. “A iniciativa partiu da vontade de integrar cada vez mais o setor da música do nordeste entre si e com outras regiões do Brasil. O principal objetivo da Terra Flamejante é criar oportunidades para circular e difundir a nova música produzida nestes estados’, explica.

Para o produtor Alexandre Santos, da Parahybólica Cultural, “João Pessoa, Natal, Maceió, Recife e Aracaju estão todas conectadas por meio de iniciativas que potencializam a produção cultural regional. Queremos aumentar o diálogo com o mercado nacional e internacional, e acreditamos que estar na SIM SP será um passo importante para a nossa rede e para os artistas e projetos que representamos”.

O produtor e músico, Gerson Abrantes, da Parahybólica Cultural, relata a necessidade cada vez mais latente de profissionalização do setor. “Enquanto empreendimento cultural, nosso objetivo sempre será de fortalecer o cenário artístico da cidade, trilhando um caminho de profissionalização para toda a cadeia, sejam artistas, produtores ou técnicos”, afirma o produtor. E completa, “compreender, explorar e nos conectarmos a diversos agentes da cadeia criativa e produtiva da música é um passo que damos com vistas à exportação da música paraibana e nordestina, que hoje representa uma das cenas mais originais do país”.

A jornalista e produtora pernambucana Elayne Bione afirma que esta viagem só foi possível após a plataforma Terra Flamejante ser contemplada no Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do MinC. “Estamos inseridos num mercado cultural brasileiro que nos obriga a reunir esforços e sair da zona de conforto, o que é crucial para o desenvolvimento da carreira do artista. E a Rede Missão da Terra Flamejante é uma tentativa de trabalhar com outros profissionais na perspectiva de criar novos cenários, alternativas de trabalho e crescimento”, argumenta.

O coletivo alagoano Popfuzz e o Coletivo Música Experimental de Natal também integram a delegação nordestina, juntamente com as bandas Caapora (PE), Kalouv (PE), Feiticeiro Julião (PE) e os produtores pernambucanos Thais Vidal e Tiago Calazans.

MISSÃO EM SÃO PAULO

A partir do aporte cedido pelo MINC para custear as passagens aéreas, a Rede MTF se prepara para ocupar os espaços do evento. “Nossa missão é chegar juntos na SIM SP e mostrar o que estamos produzindo na nossa região. Participar das Rodadas de Negócios, assistir às palestras e fazer novos contatos compensam todo o esforço que o grupo vem desempenhando”, explica Elayne, que também é membro da MMF Latam, Associação Latinoamericana de Managers, no qual tem aprendido a experiência de trabalhar em grupo. “Muitas vezes o resultado de um trabalho em grupo não é o lucro monetário imediato, mas sim a possibilidade de criar novas formas de relacionamento e conexões, diferentes dos moldes mercadológicos convencionais”, afirma a jornalista.

Durante a estadia em São Paulo, o grupo também promove outras atividades de integração com a cena cultural paulista. Em 4 de dezembro, a partir das 19h, a Terra Flamejante realiza a primeira edição da noite #Cantautor em SP, com a participação dos músicos pernambucanos Alex Guterres e Júlio Castilho (Feiticeiro Julião), que passa uma temporada na capital paulista. O show será gratuito no Espaço Parlapatões, localizado na Praça Franklin Roosevelt, 158, na Consolação.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo