Prefeitura realiza atividades focando na afirmação da identidade das mulheres negras

2ª Semana de Afirmação da Identidade das Mulheres NegrasA Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e da Coordenadoria de Igualdade Racial, realiza no Quilombo Paratibe, localizado nas proximidades da PB 008, a 2ª Semana de Afirmação da Identidade das Mulheres Negras. As atividades, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas (25 de julho) serão realizadas entre os dias 27 e 31 de julho, com a temática “História e Cidadania das Mulheres Negras e Quilombolas”, e acontecerão também na Funjope e Praça da Paz.

Há dois meses, o prefeito Luciano Cartaxo entregou 68 casas no Quilombo Paratibe, e a 2ª Semana de Afirmação da Identidade das Mulheres Negras acontece também para fortalecer as ações de acompanhamento dos moradores beneficiados. As moradias construídas substituíram casas de taipa ou de alvenaria que apresentavam risco à segurança dos moradores.

De acordo com a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Giucélia Figueiredo, estará em foco o resgate histórico das mulheres negras que moram no Quilombo Paratibe, além da afirmação da sua identidade e a efetivação da cidadania. “Estaremos trabalhando em parceria com outras secretarias, associações e entidades. Queremos, todos juntos, reforçar a história de luta dessas mulheres, e para isso iremos realizar debates, oficinas e atividades culturais, além de homenagear algumas pela sua contribuição para a afirmação da identidade das mulheres negras e valorização da comunidade”.

“O prefeito Luciano Cartaxo possui como foco principal o ‘cuidar das pessoas’, e esse é um compromisso assumido por toda a sua gestão. Assim como em outras áreas de João Pessoa, a Prefeitura desenvolve no Quilombo Paratibe projetos voltados para a sustentabilidade social, econômica e ambiental da população que mais precisa de atenção”, concluiu.

A secretária de Habitação, Socorro Gadelha, parceira da 2ª Semana de Afirmação da Identidade das Mulheres Negras, ressaltou que a Comunidade Quilombola Paratibe existe há cerca de 150 anos, mas só foi considerada como tal no ano de 2006, quando recebeu o reconhecimento oficial da instituição Quilombo dos Palmares, de Brasília, Distrito Federal. “No total, cerca de 150 famílias habitam o grupo, constituindo seis núcleos espalhados por todo o bairro.Conseguimos preservar a cultura local, dar uma condição mais digna de moradia, além de segurança. Essa Semana é uma continuidade do trabalho feito pela Prefeitura, que vai muito além da entrega das casas, trabalhamos também com o social”.

A primeira atividade terá início na segunda-feira, 27, às 18h, com uma explanação sobre o “Marco Histórico de Paratibe”, e a entrega de certificados. “Cotaremos com a colaboração de profissionais de diversas áreas, e toda a programação foi construída conjuntamente com as moradoras do Quilombo Paratibe. Realizamos várias reuniões, e lá elas colocaram as suas necessidades e assuntos que gostariam que fossem abordados”, explicou a coordenadora de Educação Inclusiva da SEPMM, Girlani de Lima.

Além das temáticas de cidadania e saúde, a parte cultural também faz parte da programação da 2ª Semana de Afirmação da Identidade das Mulheres Negras. Na quinta-feira (30) acontece o “Encontro de Coco de Paratibe e Guruji”, e no sábado (31), o encerramento será na Praça da Paz com apresentação da cantora Meire Lima.

A 2ª Semana de Afirmação da Identidade das Mulheres Negras conta também na sua organização, além da SEPPM e Coordenadoria de Igualdade Racial, com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), Secretaria de Tecnologia (Secitec) e Associação Quilombola Paratibe. Apoiam a ação: Associação Mãos Estendidas, Grupo de Mulheres Maria Quitéria, Bamidelê, Rede de Mulheres de Terreiro e Associação Paraibana dos Portadores de Anemias Hereditárias.

Confira a programação completa

Segunda-feira (27)

18h – Marco Histórico de Paratibe / Entrega de Certificados

Loca: Associação Quilombola Paratibe

Terça-feira (28)

14h – Oficina Anemia Falciforme

Instrutores: Associação Paraibana dos Portadores de Anemias Hereditárias (ASPPAH) e Grupo de Mulheres Maria Quitéria

Local: Associação Quilombola Paratibe

Quarta-feira (29)

9h – Roda de diálogo: Mulheres Negras e Religião de Matriz Africana: Desafios Cotidianos

Mediadores: Mãe Renilda, Mãe Gisélia e Mãe Durvalina.

Organizadores: SEPPM, Coordenadoria de Igualdade Racial e Rede de Mulheres de Terreiro

Local: Funjope

9h – Oficina Saúde das Mulheres Negras, DSTs/Aids e Hepatites Virais

Instrutores: SEPPM e SMS

Local: Associação Quilombola Paratibe

14h – Visita Técnica ao Viveiro de Mudas do Valentina

Organizadores: SEPPM, SEMAM, e SEMHAB

Quinta-feira (30)

14h – Oficina de Customização: Remanescência, Cores e Formas

Instrutores: SEPPM, Secitec e Semhab

Local: Associação Quilombola Paratibe

17h – Exposição de fotografias: Mulheres do Quilombo

Fotógrafo: Márcio Ramos

Local: Associação Quilombola Paratibe

18h – Encontro de Coco de Paratibe e Guruji

Local: Associação Quilombola Paratibe

Sexta-feira (31)

18h – Atividade cultural alusiva ao Dia Internacional das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas (25 de Julho)

Atração: Meire Lima

Local: Praça da Paz

Secom/JP

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo