GERAL

Paraíba é destaque na qualidade de desenvolvimento de software no N/NE

Sete empresas paraibanas de tecnologia da informação (TI) foram certificadas com o programa de Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS). Com este selo, as empresas se tornam mais competitivas e irão ofertar produtos com garantia de qualidade. Na Paraíba, 3 empresas já possuíam esta certificação e, agora, com 10, o Estado fica na 4a posição do ranking de empresas dos 16 Estados das regiões Norte e Nordeste certificadas pelo programa da Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), que impulsiona a indústria brasileira de software e serviços de TI.

O reconhecimento à qualificação das empresas será marcado por um café da manhã, na próxima sexta-feira (28), no hotel Verde Green, a partir das 9h, quando será entregue o selo de excelência de software. Participarão da solenidade as instituições parceiras, empresários de negócios digitais, universidades, além da imprensa. “Esta certificação é a garantia de que estas empresas desenvolvem serviços de qualidade”, ressaltou a analista do Sebrae Paraíba, Danyele Raposo.

Ela explicou que as sete empresas recém-certificadas passaram por um processo de qualificação durante 14 meses e tiveram o apoio logístico e financeiro da Softex e do Sebrae Paraíba. “Estas empresas terão equipes de trabalho com uma grande expertise, com qualidade e eficiência nos processos de desenvolvimento de software. Este é um grande avanço para a Paraíba, que se torna referência no contexto nacional como produtora de TI”, comemora a analista.

Danyele também destaca que um grande diferencial do Estado é que as novas empresas certificadas são micro e pequenas. “Esta é uma certificação pouco acessível às micro e pequenas empresas, por ter um alto custo. Mas o Sebrae e a Softex apoiaram e tiveram a preocupação de trazer aqui para o Estado empresas implementadoras e certificadoras do processo”, disse. Com isso, estas empresas poderão competir de igual para igual com empresas de maior porte, inclusive, de outros Estados.
Diferencial no mercado

Para Cláudio Piomonte, diretor de negócios da E-Gen, uma das empresas paraibanas certificadas, a adoção do modelo MPS será um grande diferencial para o mercado. “A certificação nos coloca em uma vitrine que pode render bons negócios e evidenciar o que fazemos aqui na Paraíba. Temos qualidade e podemos atender qualquer mercado, seja nacional ou internacional”, disse.

O diretor da Sofcom, Renato Rodrigues, também comemorou a certificação de sua empresa. “O MPS.BR fortaleceu nossa cultura da qualidade. Teremos processos otimizados, redução do retrabalho, maior envolvimento dos colaboradores e mais qualidade nas soluções. Todos esses fatores garantem a conquista de clientes mais satisfeitos e fidelizados”, afirmou Renato.

Já o diretor da Pacto Tecnologia, José de Castro Neto, destacou a motivação da equipe de trabalho que irá atender melhor os clientes, com planejamento. “O maior benefício da certificação é que passamos a conhecer nosso potencial e capacidade de atendimento das demandas. Nosso grande desafio agora é manter todos os processos com qualidade”, completou.

Danyele Raposo destacou que o Sebrae, através do programa SebraeTec, continuará subsidiando os custos das empresas que queiram participar do processo de implementação e certificação do MPS. “Estas sete novas empresas certificadas já possuem um nível de maturidade, com cerca de dez anos no mercado. Os empresários que quiserem se informar sobre o programa, podem procurar o Sebrae”, acrescentou.
Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS)

O modelo MPS, com dez anos de existência, já foi implantado em 590 empresas no Brasil. Na região Nordeste, são 94 empresas certificadas e, na Norte, 13. O grande objetivo do programa é tornar as empresas mais competitivas no mercado global. O programa é coordenado pela Softex, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que executa iniciativas de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para impulsionar a Indústria Brasileira de Software e TI. A Softex é uma das maiores em todo o mundo, reconhecida pela criatividade, competência e fonte de talentos.
Empresas certificadas em 2014 na Paraíba

– M Varandas

– E-Gen

– Softcom

– Pacto TI

– PB Soft

– Virtus

– Grupo Infor
Ranking N/Ne de empresas com o certificado MPS.BR

1o – Pernambuco = 35 empresas

2o – Ceará = 19 empresas

3o – Bahia = 15 empresas

4o – Paraíba = 10 empresas

5o – Rio Grande do Norte = 8 empresas

6o – Pará = 7 empresas

7o – Amazonas = 6 empresas

8o – Alagoas = 5 empresas

9o – Sergipe = 2 empresas

Maranhão = 0

Piauí = 0

Rondônia = 0

Roraima = 0

Acre = 0

Amapá = 0

Tocantins = 0

Com assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo