Orquestra Sinfônica realiza concerto com estreia mundial de poema sinfônico e peças inéditas na Paraíba

orquestraA Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) se apresenta nesta quinta-feira (25), sob a batuta de seu regente titular, Luiz Carlos Durier. O terceiro concerto oficial da temporada 2014 do grupo contará com a participação do trombonista Sandoval Moreno como solista. Ele executará o poema sinfônico “Quadros do Seridó para Trombone e Orquestra” (estreia mundial), de Normando C. Silva. As outras duas obras que completam o repertório serão executadas pela primeira vez em solo paraibano. A apresentação gratuita será às 20h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego.

“A estreia mundial do Poema Sinfônico “Quadros do Seridó” é uma tarefa muito honrosa e desafiadora para a orquestra. A divulgação de novos compositores e suas respectivas obras consolidam os objetivos de ampliar o nosso repertório e promover a apreciação musical dos amantes da música sinfônica”, justifica o maestro Durier.

O concerto inicia com a abertura da ópera “Noiva do Tzar”, de Rimsky-Korsakov, muito popular dentro da Rússia que, atualmente, começa a ganhar o palco e a simpatia das grandes plateias pelo mundo. A história envolvente e apaixonante especula sobre um aspecto da vida de Ivan “O Terrível”, em seu breve casamento com Marfa Sobakin.

Em seguida, será executado o poema sinfônico “Quadros do Seridó para Trombone e Orquestra”, de Normando C. da Silva, dedicado ao trombonista Sandoval Moreno, seu primeiro intérprete. A obra faz uma alusão à cultura do Sertão do Seridó.

O concerto encerra com as “Danças Sinfônicas, Op. 64”, do norueguês Edward Grieg. Esta composição foi concebida inicialmente para piano a quatro mãos, em forma tríplice ABA. A orquestração de sua autoria só foi realizada quando ele tinha cerca de 50 anos, ao se sentir maduro e seguro.

“A orquestra vem a cada dia oferecendo diversão musical gratuita à população. Os concertos serão levados também à região metropolitana e as cidades do interior, como expansão artística e democratização deste bem cultural. Os concertos didáticos abertos para as escolas é uma novidade, cujo objetivo é incentivar o estudo da música e formar plateia, contribuindo assim, com a ampliação cultural de jovens na idade escolar”, explica Durier.

Luiz Carlos Durier, regente – Natural de João Pessoa (PB), Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSPB Jovem há 17 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística. Em setembro de 2013, foi nomeado diretor artístico e regente titular da OSPB.

Na UFPB, concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou à Escola de Música Anthenor Navarro (Eman), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência. Na UEPB, está realizando o Curso de Especiação Em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Como regente convidado, Durier conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente, foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005 estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com os maestros Kurt Masur e, recentemente, com Dante Anzolini. Ainda teve como mestres o maestro José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos, e tem acompanhado com frequência artistas populares com a OSPB e OSPB Jovem em grandes concertos populares, tais como: Cezzinha do Acordeon, Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo e Dominguinhos, sempre com grande sucesso de público e crítica.

Sandoval Moreno (solista) – Nasceu em 1960, na cidade de Itaporanga-PB, onde começou seus estudos de música na Banda do Colégio Diocesano D. João da Mata, com orientação do professor Severino Ferreira. Bacharel em Música pela UFPB, teve orientação dos professores Carlos Moreira e Jaques Gesten. É Mestre em Música pela UFPB na área de Práticas Interpretativas – trombone, com orientação dos professores Radegundis Feitosa (in memória) e Ayrton Benck.

Em 1986, foi aprovado no concurso da UFPB para ministrar as disciplinas de trombone e prática de banda. Fundador e regente titular da Banda Sinfônica José Siqueira, da UFPB, fundou também o Quarteto de Trombones da Paraíba em 1990.

Sandoval Moreno tocou nas Orquestras Sinfônicas da Paraíba, do Rio Grande do Norte e da Bahia. Com o Quarteto de Trombones da Paraíba e o Braziliam Trombone Ensamble, tem tocado nos festivais de música no Brasil e no exterior. É trombonista da Orquestra Sanhauá-PB e coordenador do Curso de Regência de Bandas e Fanfarras do Departamento de Música da UFPB.

Programa

– Nikolay Rimsky-Korsakov (1844 – 1908)

Abertura Tzar’s Bride (A Noiva do Tzar)

 
– Normando C. Silva (1949)

Poema Sinfônico “Quadros do Seridó para Trombone e Orquestra” – Estreia Mundial

Solista: Sandoval Moreno

 
INTERVALO

– Edward Grieg (1843 – 1907)

Danças Sinfônicas, Op. 64

 
Serviço:

3º Concerto oficial da Orquestra Sinfônica da Paraíba (Temporada 2014)

Regência: Maestro Luiz Carlos Durier

Data: 25/09 (quinta-feira)

Hora: 20h

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira

Entrada: gratuita

Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo