Orquestra Jovem apresenta concerto com participações do Coral Sinfônico e Coro de Câmara Villa-Lobos

ospbA Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba realiza, nesta quinta-feira (3), o 5º Concerto Oficial da Temporada 2015 ao lado de sete jovens solistas, um pianista e seis cantores, contando ainda com as participações especiais do Coral Sinfônico da Paraíba e do Coro de Câmara Villa-Lobos para realizar a performance com mistura de gêneros musicais, onde a voz humana é o destaque principal. A regência é do maestro Luiz Carlos Durier e a performance ao piano é de Glauco Tássio Fernandes. A apresentação acontece às 20h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira do Espaço Cultural José Lins do Rego. A entrada é gratuita.

O concerto inicia com a “Abertura Cristóvão Colombo”, de Richard Wagner. De apelo dramático, a obra narra as aventuras de uma travessia atlântica em busca do novo mundo pelo personagem título. Esta partitura foi escrita a pedido de Guido Theodore Apel, para encenar a peça teatral de mesmo nome. O sucesso desta abertura se deve às ideias musicais empolgantes que levam ao final apoteótico.

“Quadros de uma Exposição”, obra de Modest Mussorgsky, foi escrita originalmente para piano, inspirada nas pinturas do arquiteto Victor Hartmann. A qualidade e singularidade da música resultaram em diversas orquestrações, sendo a mais famosa a que Ravel realizou. Tuchmalov, no entanto, foi o primeiro a transpor para a orquestra esta belíssima página musical, retratando apenas oito quadros. A Promenade é o visitante que aprecia a exposição. Os destaques marcantes de saudosismo, humor, drama e júbilo fazem da exposição sonora uma preciosa combinação das artes plásticas com a música.

A noite encerra com a “Fantasia para piano, coro e orquestra em Dó Maior, Opus 80”, de Ludwig van Beethoven. Uma das grandes obras do gênio alemão que serviu, inclusive, de protótipo para a famosa “Nona Sinfonia”. O poema de Kuffner, cujo assunto é o louvor à música, inspirou essa composição. Vida em harmonia, paz e alegria, calma exterior, contentamento interior, luz e amor são palavras inspiradoras que serão ouvidas na voz dos solistas e do coro.

Glauco Tássio Fernandes (pianista) – Iniciou sua prática musical tocando teclado e aos 16 anos passou a estudar piano na Escola de Música Anthenor Navarro (Eman), onde também teve aulas de teoria musical. Foi aluno da Extensão e depois do Bacharelado em Música da UFPB. Atualmente estuda piano. Foi pianista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e é pianista da Orquestra Sinfônica de João Pessoa.

Atua como músico de câmara em recitais com alunos e professores da UFPB e da Eman, onde é professor e coordenador de piano. Participou de festivais de música como o 17º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora e do IV Festival Internacional de Música de Piracicaba.

Participou do Encontro Internacional de Pianistas e do 7º Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira Spartaco Rossi, em Tatuí (SP), no qual foi agraciado com o Prêmio Incentivo. Participou também do 13º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio, quando ganhou o prêmio de melhor pianista co-repetidor. Em 2011, ganhou o concurso Jovens Solistas da OSPB, cuja premiação foi um concerto com a orquestra sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier. Também se apresentou como solista frente à OSUFPB, com a regência de Gustavo de Paco. Participou de Master Classes com pianistas renomados como Miguel Proença, Ricardo Castro, Ricardo Balestero, Beatrix Klein, Geir Braten, Richard Raymond e Mauro Bertoli e outros.

Luiz Carlos Durier (regente titular) – Natural de João Pessoa (PB), Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSPB Jovem há 18 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Sob sua batuta, já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística. Em setembro de 2013, foi nomeado diretor artístico e regente titular da OSPB.

Na UFPB, concluiu o ensino superior de Música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou à Escola de Música Anthenor Navarro, em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência. Na UEPB, está realizando o Curso de Especiação Em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Como regente convidado, conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Em sua formação como regente, foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005, estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com os maestros Kurt Masur e, recentemente, com Dante Anzolini. Ainda teve como mestres o maestro José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua Gente, do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência artistas populares com a OSPB e OSPB Jovem em grandes concertos populares, tais como, Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan, sempre com grande sucesso de público e crítica. No ano de 2012, recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo brilhante desempenho profissional frente à OSPB.

Secom/PB

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo