GERAL

Moradores e turistas reclamam de abandono do Centro Histórico de João Pessoa

Centro HistóricoPichações, paredes caindo, buracos nas calçadas e insegurança são alguns dos problemas causados pelo abandono do Centro Histórico pela Prefeitura de João Pessoa. A falta de gestão também compromete a visitação a locais como o Hotel Globo, que permanece fechado, e a Casa da Pólvora, principalmente nos finais de semana quando aumenta o fluxo de turistas e da população.

O Centro Histórico de João Pessoa tem sido alvo constante de reclamações da sociedade civil organizada, principalmente, de empresários e comerciantes que trabalham na área. Eles reclamam da falta de compromisso da Prefeitura da capital em adotar uma política de valorização do patrimônio cultural e denunciam que a entrega da reforma do Hotel Globo não passou de uma farsa.

“O Hotel Globo continua fechado à visitação”, informou a jornalista e empresária Ana Maia, do Casarão 39.

Em entrevista ao ClickPB, Ana Maia reclamou que a pichação nos casarões históricos, o lixo e a falta de segurança têm sido alvo de reclamações pelos turistas que visitam o local. Ela destacou ainda que integrantes do movimento Varadouro Cultural também têm cobrado ações dos poderes públicos, inclusive com postagens em redes sociais.

“Hoje faz 10 dias que se passou o prazo que a PMJP, através da Secretaria de Planejamento prometeu entregar junto com o Hotel Globo, o prédio ao lado da Igreja, que funcionará o posto policial pelo qual lutamos já há dois anos. Mas o que todos podem ver é mais uma promessa não cumprida, um prédio vazio e o nosso patrimônio histórico entregue às baratas” – denunciou o Varadouro Cultural em um post no Facebook.

Ana Maia acrescentou que o fluxo de turistas no local tem sido intenso, similar ao verificado nas férias do mês de julho, mas falta estrutura. A empresária também apontou a “inércia da igreja Católica que não participa dos movimentos em prol da revitalização da área e nem cuida do seu próprio patrimônio”.

Click PB

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo