Marcos Cavalcanti encerra agenda oficial do Governo com homenagem ao ex-presidente João Pessoa

Joao_Pessoa_Gov_MarcosAs homenagens alusivas ao transcurso dos 85 anos da morte do ex-presidente João Pessoa, realizada na manhã deste domingo (26), na Capital, marcaram o encerramento das atividades oficiais do desembargador Marcos Cavalcanti no exercício do cargo de Governador do Estado da Paraíba.  A desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti representou o Tribunal de Justiça no evento.

As comemorações foram abertas às 9h, com a celebração de uma missa na Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves, e contou com a presença de autoridades, historiadores, estudantes e familiares de João Pessoa. Após o ato religioso, o evento teve continuidade na Praça JoãoPessoa, onde tradicionalmente ocorre os pronunciamentos sobre a vida pública do homenageado.

O governador em exercício Marcos Cavalcanti comentou sobre a oportunidade de ter chegado ao Governo, mesmo por um curto período, mas exatamente no momento em que se comemora o 85º aniversário de morte do ex-presidente. Ele lembrou que, assim como o homenageado, também é um Cavalcanti de Albuquerque.

“Hoje, neste evento comemorativo, eu, Marcos Cavalcanti de Albuquerque, estou aqui, neste templo sagrado do povo paraibano, que é a praça João Pessoa, também chamada de Praça dos Três Poderes, com a grata missão de saudar outro Cavalcanti de Albuquerque, que num passado não muito distante escreveu com o próprio sangue um singular capítulo da nossa história”, enfatizou em seu discurso.

O governador em exercício ressaltou ainda que João Pessoa também brilhou no cenário nacional, assim como o tio, o ex-presidente da República Epitácio Pessoa. “Sua inteligência e seus atos transcenderam os limites da pequena Paraíba e as fronteiras do Nordeste”, afirmou.

Do ponto de vista histórico, Cavalcanti situou a morte de João Pessoa no cenário político nacional de 1930. “Seu assassinato na Confeitaria Glória, no Recife, por João Dantas, enquanto ainda era governador, é considerado uma das causas da Revolução de 1930, que depôs o presidente Washington Luís e levou ao poder Getúlio Vargas”, relembrou.

História – Coube ao professor e historiador José Otávio de Arruda Melo falar sobre a trajetória política de João Pessoa. O discurso de José Otávio teve como foco as ações progressistas do homenageado e as comparações entre ele e o tio, Epitácio. “João Pessoa era progressista, Epitácio conservador. No entanto, apesar das divergências, eles tinham também muita coisa em comum. João Pessoa foi discípulo de Epitácio e, outro grande paraibano, José Américo, foi discípulo dos dois”, comentou.

Família – O jornalista Abelardo Jurema, sobrinho neto do homenageado, falou em nome da família. “O que estamos fazendo hoje aqui é, antes de tudo, um ato cívico que visa manter viva a história de um dos maiores paraibanos, o ex-presidente João Pessoa”, arrematou.

Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo