GERAL

“Marcha das Mulheres – Todos por Elas” é adiada para o dia 25 de março

silhueta da mulherEstava programada para a tarde desta sexta-feira, 20, a realização da “Marcha das Mulheres -Todos Por Elas”, uma atividade da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), dentro da ação “João Pessoa – Espaço Mulher”. A caminhada foi transferida para a próxima quarta-feira, 25, com concentração a partir das 14h, nas proximidades do Ortotrauma de Mangabeira.

A ideia de realizar uma “Marcha das Mulheres” no bairro de Mangabeira surgiu após os Agentes de Saúde constatarem que muitas mulheres da região poderiam estar sofrendo violência doméstica, no entanto, ficavam caladas. Segundo a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social de Mangabeira (Cras), Débora Melo, essas informações chegaram ao Cras, e assim ficou calara a necessidade de fazer algo que informasse que essas mulheres podem e devem sair dessa situação de violência.

Para a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Giucélia Figueiredo, esse será um momento de grande importância para que a gestão municipal chegue ainda mais perto dessas mulheres: “Elas precisam saber que existe uma saída. Elas precisam saber que a gestão municipal oferece diversos mecanismos e equipamentos para que elas tenham a oportunidade de mudar de vida. A marcha também surge com esse objetivo: mostrar que existe uma saída, e que elas não estão sozinhas”.

A mulher que sofre violência doméstica pode buscar uma primeira orientação nos Cras, e ser encaminhada para o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra para ser atendida por uma equipe multidiciplinar, com a presença de assistentes sociais, psicólogas e advogadas. Ainda pela Prefeitura, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), ela pode participar de cursos de capacitação, abrir o seu próprio negócio pela linha de crédito “Mulher Cidadã”, do Banco Cidadão, como também, ser inserida no grupo de artesãs acompanhadas pela secretaria.

A “Marcha das Mulheres – Todos por Elas” é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com apoio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM).

Violência contra a mulher – Em 2014, o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB) atendeu, pela primeira vez, 239 mulheres vítimas de violência. Dados do Governo do Estado revelam que no mesmo ano, foram concluídos 1.778 inquéritos na Delegacia da Mulher de João Pessoa, e 2.504 medidas protetivas foram expedidas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

Secom/JP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo