GERAL

Hospital de Trauma de Campina Grande oferece serviço cirúrgico inédito na rede pública da Paraíba

cirurgiaO Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, começou a oferecer à população, a partir desta sexta-feira (17), um serviço inédito na rede pública de saúde do Estado: a retirada de cálculos biliares sem corte, diferente do procedimento cirúrgico tradicional. Um casal de pacientes da unidade hospitalar foram os primeiros beneficiados com o novo serviço.

O novo procedimento médico contempla, ainda, tratamento de fístulas biliares, drenagem da via biliar e neoplasias. Os profissionais responsáveis pelas cirurgias sem corte são os médicos Jesse Clementino e Vitor Andrade, que fizeram especialização no Hospital Mário Covas, em São Paulo.

O diretor-geral do Hospital de Trauma de Campina Grande, Geraldo Medeiros, destacou os benefícios desse novo procedimento nos pacientes. “É um procedimento menos invasivo, que evita grandes cirurgias, algumas delas com complicações pós-operatórias. Para se ter ideia dos ganhos para a população, podemos dizer que o paciente não precisa ficar mais internado”, explicou.

Geraldo Medeiros ressaltou, ainda, que o Hospital de Trauma de Campina Grande já dispunha de toda a infraestrutura necessária, incluindo os equipamentos, para a realização desse tipo de procedimento. “Diante de um cenário econômico difícil, o Governo do Estado mostra a sua sensibilidade ao levar uma medicina de ponta aos mais carentes”, afirmou.

A estimativa é que sejam realizadas pelo menos oito cirurgias por mês. Inicialmente, serão atendidos os pacientes internados no Hospital de Trauma de Campina Grande. “É uma média de atendimentos excelente. Cálculo biliar é uma enfermidade que pode levar o paciente à morte, se não tratado adequadamente. Entre os sintomas, estão amarelidão e febre”, explicou o diretor-geral da unidade hospitalar.

DIÁRIOPB com Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo