Grupo da UFPB fará oratório profano Stella Splendens, em João Pessoa

oratório profanoO grupo Iamaká da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai fazer uma apresentação, nesta terça-feira (28), na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus da UFPB, em João Pessoa. O evento deverá acontecer a partir das 20h. A entrada é gratuita.

Na apresentação, o grupo vai incluir o oratório profano Stella Splendens, de autoria do compositor Eli-Eri Moura, e canções da renascença européia.

“o oratório é uma espécie de ópera, com história e enredo, mas sem encenação, embora haja muita gesticulação em Stella Splendens. A partir de um fato histórico, que foi a declaração da independência de uma pequena vila no Sertão paraibano há um século, todo o grupo me sugeriu situações para criar a nossa Stella Splendens, expondo nessas situações, de certa forma, os retrocessos que vive nosso país atualmente, no que diz respeito a questões homofóbicas, misóginas, fundamentalistas e mesmo fascistas”, disse Eli-Eri.

Ligado ao Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba, o Iamaká desenvolve um trabalho de extensão, preparando e divulgando música medieval e renascentista, além de música contemporânea.

De acordo com Eli-Eri Moura, o trabalho do Iamaká abrange, com ineditismo, os dois extremos da música ocidental: de um lado a música antiga, em novos arranjos e roupagens, e de outro a contemporânea, com ênfase em compositores brasileiros, envolvendo canto e instrumentos.

Além dos instrumentos tradicionais, como violino, violoncelo e violão, outros são utilizados pelo grupo, como marimbau, percussões diversas e flautas doces, dentre essas uma contrabaixo com dois metros de altura.

Portal Correio

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo