Governo realiza Salão de Artesanato com o tema “As mãos que trabalham nossa cultura” em CG

salao-de-artesanato-de-cg-1Campina Grande recebe a partir do dia 8 de junho a 22ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba, realizado todos os anos durante o mês de junho no Maior São João do Mundo.  Com o tema “As mãos que trabalham nossa cultura”, o evento se estende até o dia 30, no horário das 15h às 22h, no prédio da antiga concessionária de veículos Ourovel, na Avenida Severino Bezerra Cabral (Avenida Brasília), 95, mesmo local do ano passado.

A iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), em parceria com o Sebrae, inclui o evento na maior manifestação popular do Nordeste: o São João, com seus artistas da música, dança, folclore, culinária e do artesanato.

“Estamos homenageando o fazer cultural, o artesão com cara, nome e produto, pois de suas mãos nascem maravilhosas peças que tanto encantam conterrâneos e turistas por sua originalidade e cultura popular enraizada.O nosso artesão que é mais gente do que produto”, justificou a gestora do PAP, Lu Maia.

A gestora destacou ainda que, apesar do momento econômico pelo qual passa o país, a expectativa são as melhores possíveis. “Queremos superar a arrecadação da edição anterior e trouxemos uma novidade que é a responsabilidade ambiental. Para comemorarmos a Semana Nacional do Meio Ambiente estaremos realizando, em parceria com a Sudema e com a ONG Ciclos de Campina Grande, uma série de palestras, capacitações e a oficina de confecção de pufs com garrafa pet. Além disso, os artesãos poderão relaxar através dos aulões de yoga com o mestre Ravi do Espaço do Ser”, informou Lu.

Novidade – Nesta edição, toda a sinalização interna e externa do evento será a partir de desenhos da Arte Naif, também conhecida por Arte Primitiva Moderna, feitos exclusivamente para o Salão pelo artista guarabirense Adriano Dias. Com traço, cores, texturas, sombras simples de elementos da cultura popular, sua pintura é mais conhecida no exterior, a exemplo dos Estados Unidos e Europa, do que no Brasil.

Estrutura – Para acomodar bem os visitantes e artesãos, o espaço compreenderá uma área total de 3.600m² com 1.270m² de estandes. A estrutura do evento ainda abriga uma sala de descanso e refeições para os artesãos, posto de enfermagem, brigada de incêndio, uma ilha, com sofás e painel de vídeoe praça de alimentação para o público em geral. Assim como wi-fi aberto em todo o espaço do Salão.

Os artesãos oriundos de outras cidades terão hospedagem com direito a café da manhã no centro de eventos Marista, em Lagoa Seca, bem como translado incluso até o local do evento. Estarão presentes cerca de 400 artesãos representando o trabalho de quase 3 mil envolvidos na produção, de 62 municípios.

Programação – Os visitantes, além de adquirir os produtos regionais, ainda poderão curtir atrações culturais todos os dias. E diferentemente das edições anteriores, os turistas e quem se interessar terão à sua disposição dançarinos que os ensinarão a dançar o autêntico forró pé de serra. Músicos paraibanos a exemplo do Baixinho do Pandeiro, Poliana Rezende, Expressão Nordestina, Frank e Nazar, Kabras Bons de Xote, Jeito Nordestino, Forró Campina, Triângulo de Ouro, Os Fulanos, entre outros, irão fazer a alegria dos visitantes. Já as crianças serão agraciadas com atrações da Companhia Boca de Cena, da Companhia das Artes e do grupo de palhaços Trupincando no horário das 17h às 18h30, sempre nos finais de semana.

A organização do evento espera atender a um público de 100 mil visitantes, onde poderão conferir artes de todas as regiões da Paraíba, através de peças em madeira, couro, fios, fibras, brinquedo popular, ferro, algodão colorido, osso, arte indígena, pedra, cerâmica e habilidades manuais. Durante o evento, também haverá degustação e venda de comidas regionais. A realização do Salão também tem o apoio das Linhas Círculos, Made In Paraíba, Escola de Inglês CNA, IFPB, Água Mineral Indaiá e Grupo 3 Corações.

Serviço:
22º Salão de Artesanato da Paraíba

Quando: de 8 a 30 de junho

Horário: das 15h às 22h

Local: Avenida Severino Bezerra Cabral (Avenida Brasília), 95, no prédio da antiga concessionária de veículos Ourovel – Campina Grande

Entrada gratuita.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo