GERAL

Geisel terá ação cultural neste final de semana

Ocupa Geisel culturaComeça nesta sexta, 29, o evento #OcupaGeisel no Centro Comunitário daquele bairro da zona sul da capital paraibana. A iniciativa é de um grupo de voluntários da comunidade que pretendem botar aquele equipamento público para funcionar novamente. O evento pretender envolver os comunitários em discussões sobre o porque de o bairro homenagear um antigo ditador militar, como a comunidade pode intervir na escolha do nome do viaduto que o Governo da Paraíba está finalizando na entrada do bairro, e quais os motivos que levaram um vereador a entrar na Justiça para impedir que a comunidade realize eleições democráticas para a gestão da associação dos moradores locais.

“O Centro Comunitário está há mais de três anos sem gestão. Um pequeno grupo de resistentes toma conta do equipamento sem nenhuma estrutura e condições mínimas de funcionamento. As atividades que ocorriam no espaço foram descontinuadas e o lixo toma conta do local. A ocupação cultural é para chamar a comunidade para reaver seu equipamento e revitalizar o local”, diz o jornalista Dalmo Oliveira, um dos organizadores do evento.

Josinaldo Pereira da Silva, que participa de um grupo de futebol de botão, tem atuado como uma espécie de “sindico” provisório do Centro Comunitário, desde que a Justiça interrompeu o processo eleitoral em 2013, depois que o então vereador Helton Renê (PCdoB) contestou judicialmente o colégio eleitoral que elegeria a próxima diretoria da entidade.

Ele conta que alguns grupos e indivíduos não se afastaram depois da intervenção judicial e mantiveram algumas atividades, como o pessoal do Clube de Mães, grupos de capoeira e artes marciais, o pessoal do basquete, entre outros.

Renê também é o responsável por um projeto que implantou um campinho de futebol dentro da área do Centro Comunitário. Através de uma ação da Prefeitura de João Pessoa, a área do campo, onde os futebolitstas da comunidade organizavam suas “peladas” e torneios livremente, foi cercada e separada do restante do equipamento comunitário. “Agora, para usar o campinho, é preciso pagar uma taxa, cuja finalidade ninguém conhece ao certo”, diz um desportistas da comunidade, que prefere ficar no anonimato.

Outra coisa esquisita que ocorre nas dependências do Centro Comunitário do Geisel é uma área de treino para uma autoescola. Não se sabe como a empresa conseguiu autorização para usar o espaço do equipamento para suas aulas de direção automobilística.

Clique aqui para ver a programação

Assessoria de Imprensa

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo