FPF proíbe troca de técnicos entre times no Paulista, que rebaixará seis

Santos  campeãoA Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou nesta quinta-feira o sorteio dos grupos para a próxima edição do torneio estadual com novidades significativas. Para evitar as constantes mudanças de técnicos, a FPF definiu que os clubes não poderão contratar treinadores de outras equipes que disputam a Série A-1 (a elite estadual), mesmo que ele já tenha deixado o seu time. Mesmo que resolva trocar e opte por um treinador de outro estado (ou divisão), o clube precisará homologar um acordo com o demitido na Federação. Só então poderá proceder a substituição.

Outra mudança importante: serão rebaixados seis times, e apenas dois subirão da Série A-2. Assim, em 2017 o estadual passará a ser disputado por 16 clubes.

Representantes dos 20 clubes iniciaram o congresso técnico na sede da entidade por volta das 11h antes que um dos clubes participantes pudesse ser confirmado no torneio – o Água Santa, que luta para conseguir comprovar que seu estádio, em Diadema, pode receber 10 mil pessoas. O sorteio foi feito com um “acesso 4” no lugar que seria do clube do ABC.

Clubes não poderão trocar de técnicos entre si, e FPF manteve limite de 28 jogadores inscritos por clube, sendo três goleiros

A fórmula será a mesma dos últimos dois anos, com quatro grupos de cinco times, com 15 jogos para cada equipe na primeira fase. Os clubes não se enfrentam dentro da própria chave. Classificam-se os dois líderes de cada grupo. A FPF ainda não confirmou como será definida a zona de rebaixamento – neste ano, caíram os quatro piores no geral. Quartas de finais e semifinais serão definidas em jogo único. A decisão será com partidas de ida e volta.

O atual campeão, Santos, está no Grupo A, com Botafogo-SP, São Bento, Linense e Oeste de Itápolis.

Vice este ano, o Palmeiras está no Grupo B com Ponte Preta, Ituano, São Bernardo e Novorizontino.

O São Paulo está no Grupo C com XV de Piracicaba, Audax, Capivariano e Ferroviária.

O Corinthians caiu no Grupo D com RB Brasil, Mogi Mirim, Rio Claro e um quinto time ainda não definido, já que a situação do Água Santa, de Diadema, está em aberto – o clube, que conquistou o acesso no campo, precisa comprovar que tem estádio com capacidade para 10 mil pessoas para poder mandar seus jogos. Se o Água Santa for vetado, entra o Mirassol, quinto colocado na Série A-2.

grupos paulista (Foto: GloboEsporte.com)Quinto integrante do Grupo D ainda não foi definido

Regulamento

Um dos pontos mais controversos do regulamento do torneio deste ano foi mantido para 2016: o limite de 28 jogadores inscritos por clube, sendo 25 de linha e três goleiros. Qualquer atleta pode ser substituído durante a competição mediante apresentação de laudo médico. No Paulistão deste ano, treinadores como Muricy Ramalho (então no São Paulo) e Oswaldo de Oliveira (ex-Palmeiras) reclamaram que a medida limitava o trabalho deles, principalmente na utilização de jogadores da base, que acabavam impedidos de jogar por não serem inscritos.

Os quatro rebaixados nesta temporada foram Marília, Bragantino, Portuguesa e Penapolense. Eles darão lugar a Ferroviária, Novorizontino, Oeste e Água Santa, que conquistaram o acesso na Série A-2.

Das vagas nas competições nacionais, a FPF decidiu que três equipes terão vaga na Copa do Brasil e duas na Série D do Campeonato Brasileiro, desde que não esteja disputando as três divisões acima (séries A, B e C).

O atual campeão paulista é o Santos, que venceu o Palmeiras na final deste ano. O time da Baixada conquistou seis das últimas dez edições do torneio.

GE

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo