Estudante de 17 anos corrigi dados da Nasa

estudante gênioUm adolescente britânico entrou em contato com cientistas da Nasa (agência espacial americana) para apontar um erro em seus dados.

O estudante Miles Soloman, de 17 anos, descobriu que sensores de radiação na Estação Espacial Internacional estavam gravando dados falsos.

O jovem de Sheffield, no norte da Inglaterra, recebeu uma resposta da agência espacial, que, além de agradecer pela correção, o convidou para ajudar a analisar o problema.

“Recebi um monte de planilhas, o que é muito mais interessante do que parece”, disse Soloman ao programa World at One, da BBC Radio 4.

A descoberta do estudante ocorreu como parte do projeto TimPix do Instituto de Pesquisa em Escolas (Iris, na sigla em inglês), que dá aos alunos de todo o Reino Unido a oportunidade de trabalhar em dados da estação espacial, procurando anomalias e padrões que possam levar a novas descobertas.

Durante a estadia do astronauta britânico Tim Peake na estação espacial, detectores começaram a registrar os níveis de radiação. “Fui direto para o fundo da lista, para os bits mais baixos de energia que havia”, explicou Soloman.

“Estávamos todos discutindo os dados, mas ele de repente se animou em uma das sessões e questionou: ‘por que há -1 energia aqui?'”, contou o professor de física do estudante, James O’Neill.

O que Soloman tinha acabado de notar era que, quando nada chegava ao detector, uma leitura negativa era gravada.

Mas você não pode obter energia negativa. Então aluno e professor entraram em contato com a Nasa.

“É muito legal”, disse o jovem. “Você pode contar para seus amigos: ‘acabei de enviar um email à Nasa e eles estão analisando os gráficos que eu fiz’.”

Descobriu-se que Soloman verificou algo que ninguém mais tinha notado – incluindo os especialistas da Nasa.

A agência disse que estava ciente do erro, mas ter acreditado que ele estivesse ocorrendo apenas uma ou duas vezes por ano – o estudante avisou que, na verdade, isso acontecia várias vezes ao dia.

O professor Larry Pinksy, da Universidade de Houston, disse à BBC Rádio 4 que seus colegas na Nasa “pensavam que tinham resolvido isso”.

“Isso ressalta – acho – um dos valores dos projetos da Iris em todos os campos com grandes dados. Eu tenho certeza de que há coisas interessantes que os alunos podem encontrar, e que os profissionais não têm tempo para fazer.”

O professor, que trabalha com a Nasa no monitoramento de radiação, disse que a correção foi “mais apreciada do que considerada algo embaraçoso”.

‘Inveja e tédio’

Mas o que os amigos de Soloman acham de sua descoberta?

“Eles obviamente pensam que sou um nerd”, disse.

“Noto uma mistura de inveja e tédio quando conto os detalhes para eles.”

O jovem acrescentou: “Não estou tentando provar que a Nasa está errada. Quero trabalhar com eles – e aprender com eles”.

O diretor da Iris, Becky Parker, disse que esse tipo de experiência que leva a “ciência real para a sala de aula” pode atrair mais jovens para a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática.

“O Iris coloca a verdadeira pesquisa científica nas mãos dos estudantes, independentemente do seu contexto ou do contexto da escola. A experiência os inspira a se tornarem a próxima geração de cientistas.”

UOL

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo