GERAL

Campina Grande tem melhor IDHM do Semiárido brasileiro, diz Insa

Campina GrandeUm estudo apresentado pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa) sobre coleta e tratamento de esgotos aponta Campina Grande, no Agreste paraibano, como a cidade do melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de todo o Semiárido brasileiro, junto a Mossoró, do Rio Grande do Norte, que teve o mesmo índice.

O estudo feito pelo Insa mostra que Campina Grande e Mossoró, no Rio Grande do Norte, estão com IDHM de 0,720, seguidas de Sobral (0,714) e Crato (0,713), no estado do Ceará, e Feira de Santana, na Bahia (0,712).

Na área, composta de 1.135 municípios, residem 22,5 milhões de habitantes, sendo 62% em áreas urbanas e 38% em rurais. Denominado “Esgotamento Sanitário – Panorama para o Semiárido Brasileiro”, a publicação foi liberada pelo Insa para acesso ao público nesta segunda-feira (24).

Para mostrar as principais características dos sistemas de esgotamento sanitário do Semiárido, o trabalho tomou por base o Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (SIGSAB), que o Instituto começou a implantar em 2011 com o objetivo de reunir e disponibilizar informações econômicas, sociais, ambientais e da infraestrutura instalada na região.

A lista também mostra os municípios em pior situação, que apresentam os IDHM numericamente mais baixos, sendo os de Betânia do Piauí (0,489), Manari (0,487) e Itapicuru, na Bahia (0,486), São Francisco de Assis do Piauí (0,485) e Inhapi, em Alagoas (0,484) os piores resultados.

Ocilações
De acordo com o Insa, que tem sede em Campina Grande, a região semiárida como um todo apresentou, em 60,1% de seus municípios, onde reside uma população de 9.230.056 habitantes, um índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) oscilando de muito baixo (0 – 0,499) a baixo (0,500 – 0,599).

Já em 39,2% dos municípios, com população total de 11.691.044 habitantes, o IDHM é considerado médio (0,600 – 0,699) ao passo em que apenas 0,7% dos municípios, que abriga um contingente populacional de 1.677.218 habitantes, apresenta IDHM alto (0,700 – 0,799).

Ao levar em consideração os municípios de cada estado e os valores de seus índices de desenvolvimento humano, o estudo comprovou que nos semiáridos cearense, mineiro e potiguar houve predominância do índice médio em relação ao baixo, mas, na Paraíba e demais estados da região, ocorre o contrário, onde o número de municípios com IDHM baixo predomina.

O que é IDHM?
O IDHM é composto de indicadores que formam uma espécie de “medida resumida do progresso”, a longo prazo, em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. Foi criado com o objetivo oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

Jornal da Paraíba

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo