GERAL

Aplicativo desenvolvido no CI/UFPB ganha prêmio nacional

Ferramenta, que permite ao eleitor visualizar de forma interativa o perfil dos candidatos às Eleições 2014, ganhou o Concurso Apps.Gov, realizado em Maceió

aplicativoufpb

A ferramenta “Infografia interativa utilizando dados eleitorais”, desenvolvida por uma equipe de professores e estudantes do curso de Engenharia da Computação do Centro de Informática (CI), foi uma das vencedoras do I Concurso Apps. Gov, na categoria “Serviços Inovadores utilizando dados governamentais”, promovido pelo III Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (SBTI), de 15 a 17 deste mês, em Maceió.

A plataforma, que obteve segundo lugar no concurso nacional, está disponibilizada através do site (http://ltame.net/infografico/index.php)  e oferece ao cidadão um perfil completo de todos os candidatos que disputaram mandatos nas eleições deste ano, nos 26 estados da federação. A solução foi desenvolvida pelos estudantes Lucas Lacerda e Filipe Araujo, sob orientação dos professores Ed Porto e Alexandre Duarte, do CI.

O site pode ser acessado gratuitamente e apresenta gráficos com dados dos candidatos, gerados a partir de informações públicas, divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma das principais vantagens dessa solução web é dinamizar a forma como esses dados são apresentados, pois permite a visualização, através de infográficos interativos. Ou seja, ao passar o mouse em algum ponto de um gráfico, o internauta poderá interagir com as informações, tendo mais detalhes sobre um dado específico.

Gráficos

Os gráficos disponibilizam informações dos candidatos por partido, gênero e raça. É possível saber o nível de escolaridade dos candidatos, por estado. Apresenta gráfico com distribuição de idade dos candidatos, assim como candidaturas deferidas pela justiça eleitoral, profissões e nomes iniciais mais comuns entre os concorrentes no primeiro turno das Eleições 2014. A participação de candidatos ligados a religiões também consta em gráfico que evidencia essa tendência, por partido.

Segundo Lucas Lacerda, um total de 25 competidores apresentaram aplicativos com serviços inovadores, desenvolvidos com informações coletadas em sites do governo federal. O estudante esteve no evento, onde apresentou a plataforma e representou a sua equipe. A premiação para o grupo da UFPB foi um tablet, um troféu e o direito a participar de um curso presencial de 20 horas, sobre “Desenvolvimento de soluções com Dados Abertos Conectados”, a ser ofertado pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas.

O aplicativo será catalogado no Portal Brasileiro de Dados Abertos (http://dados.gov.br), no Portal Alagoas em Dados e Informações (http://informacao.seplande.al.gov.br) e no site oficial do SBTI 2014. O concurso teve como propósito estimular o uso de dados governamentais, preferencialmente em formato aberto, para o desenvolvimento de aplicações/serviços inovadores que contribuam com a melhoria da gestão pública e da prestação de serviços à sociedade.

Fonte:

Agência de Notícias da UFPB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo