GERAL

Aberto oficialmente os Jogos Indígenas 2015 na Baía da Traição

jogos-indigenasO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), abriu oficialmente nesta quinta-feira (23), na aldeia São Francisco, no município da Baía da Traição, os Jogos Indígenas 2015, reunindo representantes de mais de 30 tribos. O evento vai até o domingo (26) e deverá reunir 300 índios potiguaras de todo o Litoral Norte, que disputarão as modalidades de canoagem, futebol, futsal, corrida do toro, arco e flecha, maratona, cabo de guerra e arco e flecha.

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, que abriu oficialmente os Jogos, destacou a importância de realizar mais uma edição dos Jogos destinados a povo potiguara. “Os índios potiguaras pelo quarto ano consecutivo vão ter a alegria de desfrutar de alguns dias de esporte e lazer. No mês que comemoramos o dia do índio, os Jogos mais uma vez serão realizados no intuito de haver a interação entre as tribos, lembrando que o esporte é saúde”, disse.
Tibério ainda lembrou da parceria entre as prefeituras para o andamento do projeto esportivo indígena: “O Governo do Estado tem a honra de contar com a parceria entre as prefeituras de Rio Tinto, Marcação e a cidade anfitriã, Baía da Traição, na realização desses Jogos. Que todos aproveitem bastante e lembrem de que o importante é competir e que o espírito esportivo possa prevalecer”.
Para o cacique Sandro, líder das aldeias potiguares, o Governo do Estado mais um ano lembra do povo indígena levando o esporte para dentro das tribos. “Em nome do povo potiguara, agradeço ao Governo do Estado porque a cada ano que se passa não só lembra de levar algo para beneficiar os índios, mas também sempre vem melhorando os Jogos, o que está aumentando cada vez mais o número de participantes no evento”, frisou o cacique.

A solenidade de abertura contou também com apresentações de grupos culturais locais, o acendimento da tocha pelo índio campeão brasileiro de surf, Erivelton Santos, além da execução do Hino Nacional Brasileiro. Também estiveram presentes, a secretária executiva de Juventude, Priscila Gomes; o prefeito de Baía da Traição, Manoel Messias, e auxiliares das gestões municipais de Rio Tinto e Marcação.

Com Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo