GERAL

21º Salão de Artesanato da Paraíba será aberto nesta sexta-feira (19)

21ºsalãoO Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), realiza nesta sexta-feira (19), às 17h, a abertura oficial da 21ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba. O evento acontece na antiga sede do BNB, na orla do Cabo Branco, em João Pessoa. A solenidade vai contar com as presenças do governador Ricardo Coutinho, da gestora do PAP, Lu Maia, além das autoridades e convidados.

Com o tema “Das mãos floresce o crochê”, o evento busca resgatar a tradição da confecção de peças utilizadas no vestuário, decoração e acessórios. Cerca de 2.400 artesãos vão comercializar os trabalhos, representando mais de seis mil integrantes do programa estadual de incentivo ao artesanato.

Na entrada principal, os visitantes poderão conferir o Museu dos Mestres, uma área de exposição de peças em crochê confeccionadas durante as capacitações com o designer têxtil, Renato Imbroisi. Em seguida, haverá uma sala de projeção mapeada em 3D, onde será exibido um documentário que mostra a capacidade produtiva e histórias de crocheteiras de destaque no Estado.

“Será um Salão diferente, que vai valorizar a cultura paraibana. Pensamos mais sobre a qualidade de cada produto, pois aqui teremos os melhores exemplos, expondo de forma elegante e criativa. Por isso, nossa expectativa são as melhores possíveis, temos uma equipe boa, experiente, e pessoas novatas que estão agregando valor e se revelando com muita capacidade”, comentou Lu Maia.

Atrações culturais – Para movimentar a visitação, haverá um palco para apresentações culturais nos finais de semana. Repentistas e aboiadores levarão muita música regional ao evento. Além disso, os pais poderão visitar o salão e deixar os filhos no espaço recreativo, na área externa do evento. No local, um grupo de apoiadores fará brincadeiras, apresentações teatrais e contação de histórias voltadas ao público infantil.

Parceria – Nesta edição, o Salão conta com o apoio de estudantes do curso de Design de Interiores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Eles realizaram uma pesquisa de referência com visitação à Casa do Artista Popular para conhecer cada tipologia. “Neste processo, conseguimos inclusive reaproveitar materiais utilizados em outros salões para que os alunos desenvolvessem luminárias que serão utilizadas nos corredores e nos estandes dos artesãos. Queremos agregar valor ao evento e nas próximas edições ver nossos projetos e ideias em prática”, afirmou a professora do IFPB, Flora Meira.

Estrutura – O local contará ainda com uma sala de cadastro de artesãos, depósito de mercadorias, coordenação, caixas eletrônicos, enfermaria, banheiros químicos e saídas de emergência. O arquiteto responsável pelo projeto do Salão, Gustavo Vaz, reforçou a importância da sustentabilidade na decoração. “Cada um tem um tema diferente e nos adequamos. Vamos reaproveitar madeiras e usar muitos elementos do crochê nas peças e adesivagem”, adiantou.

O Salão de Artesanato da Paraíba acontece até o dia 25 de janeiro abrangendo todas as tipologias do artesanato: fios, madeira, algodão colorido, fibra, cerâmica, couro, tecelagem, brinquedo, pedra, metal, osso, artesanato indígena, cordel, xilogravura, habilidades manuais e ainda conta com um espaço voltado à gastronomia regional.

Serviço – O Salão vai funcionar diariamente das 15h às 22h. As exceções são para os dias 24, 25 e 31 dezembro, bem como para o dia 1º de janeiro, quando o evento será fechado para as festas de final de ano. A visitação será gratuita. O PAP é vinculado à Secretaria de Estado de Turismo Desenvolvimento Econômico. O evento conta com o apoio do Governo Federal, Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), Sebrae-PB e Governo do Estado da Paraíba.

Secom/PB

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo